Agora denominado KA+ (lê-se KA Plus), a Ford Portuguesa tem já em comercialização a mais recente geração daquele que é também o mais pequeno e acessível dos modelos da oval.

Maior que o antecessor (31 cm), com cinco portas (contra três do anterior KA) e cinco lugares (quatro na geração anterior), o novo KA+ tem apenas menos 4 cm de comprimento que o Fiesta, sendo apresentado mais como um modelo próximo do segmento B, onde convivem modelos como o Dacia Sandero ou o Kia Rio, do que propriamente um membro do segmento A, rival directo de Renault Twingo ou Opel Karl.

Anunciando um espaço interior referencial na classe, capaz, por exemplo, de albergar no banco de trás um passageiro com 2,0 metros, tendo à sua frente um outro da mesma altura, o KA+ disponibiliza ainda uma bagageira com 270 litros de capacidade, incluindo já os 13 litros oferecidos pelo alçapão existente debaixo do piso da mala, a que se juntam ainda mais 21 espaços de arrumação no interior do habitáculo.

Quanto ao equipamento, o novo citadino da Ford está disponível em dois níveis distintos, Essencial e Ultimate, sendo que, do base, fazem parte argumentos como os faróis de nevoeiro, vidros eléctricos (à frente), comando à distância para abertura e fecho de portas, computador de bordo, rádio, airbags dianteiros e de cortina (à frente e atrás), controlo electrónico de estabilidade, assistência ao arranque em subida, limitador de velocidade, alerta de pressão insuficiente nos pneus, sistema Ford Easy Fuel e luzes de travagem de emergência.

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O KA+ está equipado com um motor a gasolina Ti-VCT de 1,2 litros, disponível em versões de 70 e 85 cv

No que concerne a motores, o KA+ surge equipado com o já há muito conhecido motor a gasolina 1.2 Ti-VCT, em duas variantes de potência (70 e 85 cv), ambas associadas a caixa manual de cinco velocidades e ambas a anunciarem o mesmo consumo médio em trajecto combinado: 5,0 l/100 km. Nas prestações, a versão menos potente, de 70 cv e 105 Nm de binário, anuncia 13,5 segundos dos 0 aos 100 km/h, ao passo que a variante de 85 cv faz descer essa cifra para os 13,3 segundos.

O Ford KA+ custa 10.670€ (versão Essencial) ou 11.890€ (Ultimate), preços competitivos que se ficam a dever ao facto de a sua produção ser efectuada na Índia. Nesta fase de lançamento, a filial portuguesa da Ford está a oferecer 750€, a descontar nos valores atrás referidos. Caso o cliente recorra ao financiamento Ford Crédito, beneficiará ainda de um segundo desconto, de 1.050€, sendo que através do programa de crédito Ford Options, é possível adquirir um destes veículos por apenas 99€ por mês, após uma entrada de 2.412,50€.

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