Francisca Van Dunem avançou em declarações ao DN que em março de 2017 será criado um novo “Portal da Justiça”. O objetivo desta nova plataforma será “acabar com a imagem negativa que os casos mediáticos deram à Justiça, de forma a que se consiga prestar contas sobre o que corre mal e também para revelar o que corre bem”.

A ministra da Justiça salientou que um dos grandes problemas que a Justiça enfrenta é a dificuldade de compreensão externa do sistema e, como tal, a nova plataforma digital vai ajudar os cidadãos a entenderem melhor o funcionamento de todo o sistema judicial.

Como tal pretende que seja criado um só espaço digital que reúna todo o volume de trabalho das várias estruturas judiciais, a composição dos recursos humanos dos tribunais, das conservatórias, do Instituto de Medicina Legal e das prisões.

Esta nova medida pretende ainda que o cidadão consiga perceber o tempo de resposta “expectável em termos individuais”, focando-se na produtividade em tempo real dos magistrados e funcionários da Justiça.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR