Compôs no século XVIII e morreu há 225 anos, mas foi mesmo Wolfgang Amadeus Mozart que mais CD’s vendeu em 2016. O compositor austríaco passou até artistas da atualidade, como Drake e Beyoncé, conta a Billboard, tudo devido à venda de uma caixa de CD’s, lançada a 28 de outubro, em homenagem ao 225º aniversário da sua morte. Em apenas cinco semanas, foram 1.25 milhões os CD’s vendidos.

O Quartz conta como foi tudo isto possível. Não foi de repente que o mundo desenvolveu uma paixão pela música clássica, nomeadamente pelas composições de Mozart, a verdade é que cada caixa de música vendida “Mozart 225” continha 200 CD’s. Por isso, foi apenas preciso seis mil pessoas comprarem a coletânea para chegar às expressivas 1.25 milhões de vendas. Nem por isso o feito é menor, afinal quem comprou a caixa de CD’s teve de desembolsar 500 dólares, que é o preço a que a coletânea está disponível no portal de compras online Amazon.

Paul Moseley, da Universal Music Group (UMG), diz que se tratam de “melodias imortais de Mozart, não menos que os Beatles ou os Abba, que são de alguma forma parte de todas as nossas vidas. E esta edição é a maneira perfeita de celebrar isso mesmo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR