Os ministros do Ambiente e da Educação apresentam, esta quarta-feira, a Estratégia de Educação Ambiental 2020, que vai promover parcerias entre entidades públicas e privadas para conseguir uma sociedade mais ativa e “ambientalmente culta”.

A Estratégia Nacional para a Educação Ambiental (ENEA 2020), para vigorar entre 2017 e 2020, “assume o compromisso de promover uma maior e melhor consciência ambiental da população, impulsionando a alteração e aquisição de novos comportamentos pró-ambiente”, refere uma informação do Ministério do Ambiente.

Resultado da cooperação entre os ministérios do Ambiente e da Educação, a estratégia aposta na realização de projetos de Educação Ambiental como forma de consolidar e estimular as competências, valores e atitudes da população no sentido de se projetar “uma sociedade mais ativa, inovadora e ambientalmente culta”.

Para atingir este objetivo, os ministérios liderados por João Matos Fernandes e Tiago Brandão Rodrigues propõem a concretização de parcerias entre diferentes organismos públicos e privados, nomeadamente escolas, administração central, regional e local, organizações não-governamentais e outras entidades de diferentes representatividade geográfica.

“Este é um verdadeiro compromisso do Governo visando uma efetiva responsabilização da sociedade civil nas ações que vão concretizar a ENEA 2020”, acrescenta a informação.

A Estratégia vai ser apresentada pelo ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, numa cerimónia para debater a visão, princípios e eixos temáticos do documento e lançar o respetivo processo participativo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR