Inquéritos, estudos e questionários há muitos, diriam os mais cépticos. E não sem razão. Mas também os há com credibilidades distintas. E, no que diz respeito ao automóvel, e à satisfação dos consumidores, um dos mais respeitados nos EUA é o realizado pela Consumer Reports, o órgão de informação da Consumers Union (organização não lucrativa fundada em 1936 com vista à defesa dos direitos dos consumidores em vários domínios), conhecido pela sua independência e isenção.

No Ranking das Marcas Automóveis de 2016, elaborado pela septuagenária publicação norte-americana (com mais de sete milhões de subscritores) exclusivamente com base nas respostas dadas pelos inquiridos, volta a não haver margem para dúvidas, e não há alteração na ordem das quatro primeiras marcas preferidas dos consumidores dos EUA. A Tesla continua a dominar e, desta feita, foi a única a alcançar um índice de satisfação superior a 90% (concretamente, 91%), já que mais de nove em cada dez dos seus proprietários afirmaram que “decididamente” comprariam novamente o seu automóvel se tivessem oportunidade de repetir a escolha.

O segundo posto foi pertença da Porsche, com 84%, seguindo-se a Audi (77%) e a Subaru (76%). Face ao estudo anterior, uma das principais evoluções registadas foi a subida da Hyundai do 24º para o 13º posto.

Por oposição, de entre as 29 marcas avaliadas, a Fiat foi a que registou o menor índice de satisfação (apenas 53%), enquanto que a Ram (outra marca do grupo FCA) foi a que protagonizou a maior queda na tabela, passando do 5º posto em 2015 para o 17º em 2016, prestações que não difere muito das alcançadas pela BMW (caiu do 6º para o 14º lugar) e pela VW (baixou do 16º para o 24º lugar).

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