Para medir a distância que o separa do veículo que segue à sua frente e decidir se mantém ou reduz a pressão no acelerador, ou até mesmo se recorre ao travão, o Autopilot da Tesla sempre utilizou um misto de informação que recolhe do radar e da câmara de vídeo que estão montados, respectivamente, na grelha e no pára-brisas. A diferença é que, até à versão 7.0 deste sistema semiautónomo de ajuda à condução, era dada preponderância aos dados assegurados pelo vídeo, o que mudou radicalmente com a introdução da versão 8.0.

A diferença parece de pormenor, mas não o foi certamente para o condutor holandês Hans Noordsij, que conduzia o seu Model S na A2, perto de Eindhoven. Numa auto-estrada com duas faixas e bastante movimento, o Tesla seguia a 113 km/h, atrás de um Opel Corsa. E tudo corria bem até o condutor do Corsa se aperceber, demasiado tarde, que os carros à sua frente estavam a travar fortemente, a ponto de não os ter conseguido evitar, embatendo fortemente na traseira de um SUV preto, que capotou, enquanto o Opel foi atirado para berma. E então, pergunta o leitor, o que aconteceu com o Tesla? Nada, rigorosamente nada. E não pela acção do condutor, pois o Model S do holandês circulava em Autopilot.

Através das imagens e som de uma câmara de vídeo aplicada no tablier do Tesla, conseguimos ver e ouvir o que acontece a bordo. Como o radar consegue fazer variar o feixe que emite de forma a “ver” inclusivamente o que se passa à frente do veículo que o antecede, o Autopilot 8.0 apercebeu-se que a velocidade do SUV estava a diminuir e que o Corsa se aproximava rapidamente da sua traseira. Perante este acidente iminente, o sistema a que a marca americana chama Forward Collision Warning emitiu um aviso sonoro (perfeitamente audível no vídeo) e visual. Cerca de dois segundos após o aviso, o Corsa embate no SUV e o Autopilot não espera pela intervenção do condutor, pressionando o travão e parando o Tesla bem antes do ponto onde se iniciou o embate. Não só o Autopilot 8.0 previu o acidente, como foi capaz de o evitar. E tudo isto sem que o holandês sentado ao volante mexesse uma palha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR