O corpo de Salvador Dalí foi exumado esta quinta-feira em Figueres, Girona, Espanha. Depois do “desenterro” as autoridades vão agora extrair amostras de ADN para realizar testes de paternidade destinados a verificar se a cartomante Maria Pilar Abel é ou não filha do pintor e artista espanhol. O processo de exumação tinha sido autorizado por um juiz no passado mês de junho.

As amostras seguiram para um laboratório em Madrid. Não foram especificas as partes do corpo de onde foram retiradas as amostras de ADN, mas após a exumação foram extraídos amostras de cabelo, unhas, dentes e dos ossos. A Fundação Dalí solicitou de seguida o regresso dos restos mortais ao sepulcro. O processo demorou cerca de uma hora e vinte minutos (das 22h20 até às 23h40) e foi testemunhado por um grupo de cinco pessoas.

Tanto a Fundação Gala-Salvador Dalí como o Governo espanhol recorreram para impedir a exumação, mas o processo acabou por ser autorizado pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha. Este pedido de determinação de paternidade visa o Estado espanhol, nomeadamente o ministério das Finanças e do Tesouro, enquanto herdeiro de Dalí. Mas o exame foi confirmado. Ao El Confidencial a presidente do município de Gigueres disse que o cadáver do pintor está “bem conservado”.

Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira de manhã no Teatro-Museo Dalí em Figueres, Girona, o secretário-geral da Fundação Gala-Dalí, Luis Peñuelas Reixach, afirmou que o bigode de Dalí, de acordo com o médico legista, se encontrava “na posição habitual, apontado para as dez horas e dez”. A conferência ocorreu cerca de 12 horas depois do início da “operação”. O responsável salientou que esta revelação dos especialistas foi “especialmente comovente”, porque Dalí brincava frequentemente com a forma do bigode, uma marca especial da sua imagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jornal El País, na edição eletrónica, adianta que o calendário oficial prevê o anúncio dos resultados dos exames de ADN para o início de setembro, pouco antes da sessão em tribunal, sobre a questão de paternidade, marcada para 18 desse mês.

Pilar garante que só quer honrar a memória da mãe e não obter vantagens financeiras com estes testes de ADN. No dia 11 deste mês a cartomante de 61 anos submeteu-se ao exame de ADN, em Madrid. Também em 2007 Pilar chegou a retirar amostras de ADN da pele e do cabelo da máscara mortuária (uma máscara de gesso) de Salvador Dalí, mas o resultado foi inconclusivo. Mais tarde, em dezembro de 2007, realizou um segundo teste, em Paris, no escritório de Robert Descharnes, colaborador e biógrafo de Dalí, para comparar amostras de ADN de Pilar com material genético do pintor que Descharnes tinha em sua posse. O pedido de averiguação de paternidade de Pilar Abel foi admitido no tribunal de primeira instância número 11, de Madrid, em abril de 2015.

Maria Pilar Abel alega ter nascido de uma relação extraconjugal de Salvador Dalí com a sua mãe, quando esta trabalhava como empregada doméstica no município de Cadaqués, Girona, quando esta trabalhava como empregada de uma família que passava temporadas naquela povoação.

Salvador Dali está sepultado no Teatro-Museu Dali de Figueres, a sua cidade natal, na Catalunha. Morreu a 23 de janeiro de 1989. Tinha 85 anos.