Justiça

Casa dos Rapazes de Viana do Castelo investigada pelo Ministério Público

193

A Casa dos Rapazes de Viana do Castelo está a ser investigada por alegadas humilhações, insultos e maus tratos a menores. Queixas partiram de educadoras. Seis funcionários foram constituídos arguidos.

Crianças entre os 11 e 16 anos terão sofrido maus tratos por parte dos técnicos

A Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que integra a Diocese de Viana do Castelo, está a ser investigada por suspeitas de humilhações, insultos, maus tratos e castigos a menores por parte de técnicos, avança o jornal Público.

Seis funcionários foram constituídos arguidos no seguimento de denúncias feitas à Segurança Social há cinco meses. A investigação levou à retirada urgente de quatro rapazes da instituição. Segundo escreve o Público, ainda há suspeitos a trabalhar na Casa dos Rapazes.

Em dois vídeos, a mesma publicação mostra situações de maus tratos gravadas anonimamente. Ao que é reportado, a violência ter-se-á tornado uma prática regular na instituição. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco e o Ministério Público de Viana do Castelo têm mais de 40 vídeos que configuram o crime de maus tratos. Uma carta anónima para o centro distrital de segurança social, de abril deste ano, foi remetida também pela Comissão ao MP.

O caso “encontra-se em segredo de justiça”, afirma a Procuradoria-Geral da República. Um membro da direção, contactado pelo Público, assume: “Temos um processo interno que está em curso”. O mesmo jornal afirma ainda que os suspeitos que continuam a trabalhar no lar de infância e juventude estão a pressionar os rapazes a contar uma versão diferente dos acontecimentos. Um dos suspeitos terá até sido promovido.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mmachado@observador.pt
Greve

O povo é quem mais ordena e a CGTP está fora /premium

André Abrantes Amaral

Quando os motoristas de matérias perigosas param o país e não se revêem na CGTP é a própria Concertação Social que está posta em causa, o que revela o quanto a geringonça distorceu esta democracia.

Eleições Espanha 2015

Sombras da guerra civil /premium

Manuel Villaverde Cabral

Não se espera uma nova guerra civil mas não são de afastar enfrentamentos de vários géneros, incluindo físicos, apesar da pertença comum à União Europeia, cujos inimigos em contrapartida rejubilarão!

25 de Abril

O Governo Ensombrado vai ao circo

Manuel Castelo-Branco
143

Se hoje é possível um programa como o Governo Sombra, foi porque o Copcon de Otelo não vingou. Porque apesar de serem “apenas” 17 vítimas mortais, as FP25 foram desmanteladas e os seus membros presos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)