O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) vai manifestar-se esta quinta-feira, junto à Conservatória do Registo Civil e Comercial de Lisboa, depois de o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) ter proibido a realização de dois plenários de trabalhadores.

Apesar de ter sido impedido de realizar os dois encontros na quarta e nesta quinta-feira, o STRN garante que vai comparecer à hora combinada — 14h — junto ao edifício da conservatória, acompanhado pela polícia. Se o IRN voltar a proibir a realização do plenário, será lavrado um auto de ocorrência que poderá ser usado para uma participação criminal dirigida à Procuradoria-Geral da República (PGR).

“Sendo o IRN tutelado pelo Ministério da Justiça, e sendo do conhecimento público as ilegalidades e inconstitucionalidades ocorridas e anunciadas, o mutismo da Ministra da Justiça e da Secretária de Estado da Justiça só pode ser interpretado como conivência pela que a participação criminal à PGR visa, em última analise”, afirma o sindicado em comunicado.

A mesma nota recorda que o SRTN tem estado em luta, nomeadamente pela Revisão das Carreias dos Trabalhadores. Na semana passada, o organismo sindical anunciou uma greve nacional para 12 de dezembro, antecedida por uma greve às horas extraordinárias a 4 de dezembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR