Lançado no mercado em 2013, o Mitsubishi Outlander PHEV recebe agora melhorias no sistema de propulsão, as quais deverão trazer mais potência, binário e autonomia, além de novas capacidades em termos de utilização offroad. Tudo isto sem esquecer, é claro, as já esperadas actualizações estéticas.

Começando por aquilo que está debaixo do capot dianteiro, destaque para a troca do 2,0 litros a gasolina, de ciclo Otto, por um mais robusto 2,4 litros, de ciclo Atkinson, cujas características lhe garantem uma maior eficácia – e logo economia – num ritmo de condução mais contido. Embora a marca nipónica não revele quaisquer números concretos, assegura desde já que a nova solução será capaz garantir mais que os 186 Nm de binário que a geração ainda em comercialização anuncia. Já quanto à potência, que na actual geração surge fixada nos 118 cv às 4.500 rpm, o construtor prefere não avançar qualquer informação, afirmando apenas que este novo motor não deixará de garantir maior eficiência e um funcionamento mais suave.

A par das melhorias no motor de combustão, o novo Outlander PHEV deverá oferecer ainda cerca de 10% mais de potência da parte do gerador eléctrico, o mesmo acontecendo com o motor traseiro (+10%). Ao passo que, visando uma maior autonomia, a Mitsubishi evoluiu igualmente as baterias de iões de lítio que estão na base do sistema, não só aumentando-lhe a capacidade para os 13.8 kWh, contra os actuais 12 kWh, como também aumentando-lhe a potência de saída em 10%. O que leva a crer que a autonomia em modo eléctrico, actualmente fixada em cerca de 35 km, deverá registar melhorias.

Já no domínio do desempenho fora-de-estrada, destaque para a introdução de um novo modo de condução específico para pisos de neve (“Snow”), que procura garantir uma maior tracção no Inverno. Ao passo que, a pensar naqueles momentos em que se procura um maior prazer de condução, é agora disponibilizado o modo “Sport”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Retoques no exterior, mas também no interior

Além destas importantes alterações, há novidades – como não poderia deixar de ser – na estética exterior. A começar pelos novos faróis dianteiros em LED e luzes de nevoeiro, alguns retoques na grelha frontal e uma nova colocação da placa de matrícula, além da introdução de umas novas jantes de 18″ bitom e um spoiler traseiro de maiores dimensões.

No habitáculo, passam a encontrar-se bancos dianteiros mais envolventes e revestidos a couro, uma nova alavanca da caixa de velocidades, novos acabamentos e a regulação independente do ar condicionado para os passageiros dos lugares de trás.

O Mitsubishi Outlander PHEV actualizado tem revelação agendada para o Salão Automóvel de Genebra, onde dividirá atenções com o e-Evolution, promissor concept que se apresentará pela primeira vez aos consumidores europeus.