Um incêndio deflagrou na embaixada portuguesa em Estocolmo, na Suécia, por volta do meio-dia (hora local). O suspeito já foi detido.

No Twitter, a rádio local – que falava num “incêndio de grandes dimensões” – dava conta de 14 feridos e avançava que o edifício estaria a ser evacuado. As autoridades preveem que o fogo esteja extinto pelas 18 horas (17 horas em Lisboa).

A Radio Sweden indicou que a polícia identificou um homem que pode ajudar com a investigação e deverá ter cerca de 50 anos e um porte robusto. O suspeito terá ficado insatisfeito com a resposta da diplomacia portuguesa a um problema que levantou e ateou fogo ao edifício. Foi entretanto detido no centro de Estocolmo.

Em conferência de imprensa, o ministro dos Negócios Estrangeiros confirmou que o suspeito “exigiu falar com um responsável da representação consular portuguesa, pedido que foi naturalmente satisfeito, e antes mesmo de ter a conversa que exigiu ter teve este gesto criminoso de provocar um incêndio”. Augusto Santos Silva confirmou que não existem feridos portugueses: “Não estava ninguém a ser atendido na altura e não há feridos entre o pessoal da nossa embaixada”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As autoridades portuguesas afastam a hipótese de se tratar um ato terrorista. “Neste momento, todas as informações que temos apontam para a pista de uma pessoa que se encontrava perturbada, portanto um ato tresloucado, de uma pessoa cujo móbil ainda não conhecemos”, disse Augusto Santos Silva.

Santos Silva: incêndio na embaixada foi “gesto criminoso” mas sem natureza terrorista

O incêndio teve origem num artefacto atirado para o local onde funciona, dentro da embaixada, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. A embaixada portuguesa em Estocolmo fica na Narvavägen 32, 2Tr Box. Estão no local entre 60 a 70 bombeiros e as chamas ainda não estão controladas.

No mesmo edifício, funcionam também as embaixadas da Argentina e da Tunísia e um restaurante.

Última atualização às 17h30.