Às 16h47, o Sporting colocou na sua conta oficial do Twitter a imagem de um Yoda dourado que dava saltos mortais. Ou seja, às 16h47 o Sporting anunciou que, muito em breve, iria apresentar de forma oficial o regresso de Nani a Alvalade. E essa confirmação surgirá ainda nesta quarta-feira: o extremo de 31 anos assinou contrato com o conjunto leonino e será apresentado às 18 horas no auditório Artur Agostinho, numa cerimónia que contará também com o líder interino da SAD, Sousa Cintra.

Contratado ao Real Massamá em 2003, quando era juvenil, Nani foi um dos poucos jogadores que contrariou a lógica das contratações sem sucesso acima dos 15/16 anos (por norma, os principais valores da formação do clube chegaram sempre bem mais novos ao clube). Em 2005, foi campeão de juniores com Paulo Bento, subindo depois ao plantel principal que era comandado por… José Peseiro. Com a saída do técnico e a promoção do antigo técnico dos Sub-19, afirmou-se e em duas épocas, concluídas com a conquista da Taça de Portugal de 2007, transferiu-se para o Manchester United por aquela que era até há dois anos a maior transferência de sempre do Sporting: 25,5 milhões de euros (superada depois por João Mário e Slimani).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nani e Cristiano Ronaldo estiveram juntos no Manchester United entre 2007 e 2009 (AFP PHOTO/ANDREW YATES)

Passou depois oito anos no Manchester United de Alex Ferguson (a partir de 2009 muitas vezes como indiscutível no lado direito do ataque, devido à saída de Cristiano Ronaldo para Madrid), ganhando uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, quatro Campeonatos, duas Taças da Liga e quatro Supertaças. Em 2014, após uma época menos conseguida e aproveitando o acordo que estava a ser feito para a compra de Marcos Rojo, esteve um ano por empréstimo em Alvalade, marcando 12 golos em 37 jogos numa época que acabou por acabar de novo com a vitória na final da Taça de Portugal.

Ponto comum nas duas saídas do Sporting? Acabou a ganhar a Taça de Portugal (PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/Getty Images)

De seguida, passou por Old Trafford mas voltou a sair, a título definitivo, para a Turquia, onde jogou um ano no Fenerbahçe antes de ser campeão europeu de seleções em França. Daí passou para o Valencia, acabou por ser emprestado à Lazio na última época e chega agora ao Sporting na tentativa de mostrar que, aos 31 anos, e após a ausência no Mundial, ainda tem uma palavra a dizer num contexto especial que o clube verde e branco está a viver face à crise institucional e desportiva latente desde maio, que colocou agora na liderança interina da SAD o antigo presidente José de Sousa Cintra.

Nani e André Moreira a chegar, William e Gelson a partir: Espanha é o mercado do Sporting