791kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Candidata a líder da JS e ex-deputada municipal do PS com falso título de mestrado

Este artigo tem mais de 5 anos

Candidata a líder da JS, Maria Begonha, declarou que tinha um mestrado em Ciência Política na Nova em dois locais: no Linkedin e na biografia na página da candidatura à "jota".

Maria Begonha é assessora de Duarte Cordeiro na Câmara Municipal de Lisboa. Foto: Facebook de Maria Begonha
i

Maria Begonha é assessora de Duarte Cordeiro na Câmara Municipal de Lisboa. Foto: Facebook de Maria Begonha

Maria Begonha é assessora de Duarte Cordeiro na Câmara Municipal de Lisboa. Foto: Facebook de Maria Begonha

A candidata à liderança da Juventude Socialista, Maria Begonha, declarou que tinha um mestrado em Ciência Política que, afinal, não concluiu. A também antiga deputada municipal socialista e assessora do vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, deu essa informação curricular errada por duas vezes: na sua página de Linkedin, onde diz que fez o mestrado em Ciência Política entre 2011 e 2012 na Universidade Nova de Lisboa, e na biografia da sua candidatura à liderança da JS, onde durante dois dias esteve a informação que tinha o “grau de Mestre em Ciência Política“. Maria Begonha justificou, em declarações ao Observador, o erro na página com “gralhas” da responsabilidade do seu diretor de campanha e de quem gere o seu site. Mas sobre o Linkedin, Maria Begonha mostrou-se surpreendida, disse que na rede social, no máximo, devia estar “frequência de mestrado”. Não estava, como comprovou o Observador ao visitar a página.

Print screen da página de Linkedin de Maria Begonha feito esta terça-feira, 22, às 19h00.

Já depois da resposta ao Observador, um membro da campanha de Maria Begonha voltou a ligar para explicar que a informação no Linkedin foi, de facto, um “erro da Maria”, que queria ter colocado “frequência do mestrado”, mas acabou por escolher a opção “mestrado”, quando estava a preencher no Linkedin o seu currículo.

A par do “mestrado” no Linkedin, Maria Begonha teve vários erros curriculares na biografia da página. Um deles era, precisamente a informação de que era mestre em Ciência Política.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A página da biografia de Maria Begonha a 21 e 22 de outubro. Só foi alterada pela primeira vez a 23 de outubro.

Esta terça-feira, ainda antes de sair a primeira notícia sobre o assunto, no Público, já tinham sido feitas algumas alterações. O mestrado tinha passado a frequência de mestrado e outras informações erradas, como facto de ter sido presidente da Associação de Estudantes da Universidade Nova de Lisboa, quando na verdade foi apenas presidente da Mesa da associação.

Nesta primeira alteração persistia ainda, na manhã desta terça-feira, um erro: a data de nascimento. Aparecia, tal como na primeira versão, que Maria Begonha nasceu em Lisboa, em 1990. Na verdade nasceu a 21 de janeiro de 1989. Entretanto, à segunda alteração, a data foi corrigida. Parece um erro sem importância, mas tem um significado político: o facto de ter nascido em janeiro de 1989 faz com que concorra a líder da Juventude Socialista (é a grande favorita) a apenas algumas semanas de atingir o limite de idade da JS: os 30 anos.

Já depois das declarações ao Observador e ao Público, Maria Begonha reagiu na sua página do pessoal no Facebook, onde destacou: “O meu percurso pessoal e cívico sempre se pautou pelo rigor e pela verdade e naturalmente assumimos com frontalidade os erros anteriormente publicados no site, mas que não apagam nem prejudicam o fundamental: as Razões da minha e da nossa candidatura.”

Maria Begonha foi eleita deputada municipal do PS em Lisboa nas  autárquicas de 2013 e exerceu funções até maio de 2016 quando suspendeu o mandato para ser assessora de Duarte Cordeiro na Câmara Municipal de Lisboa.

Desde maio de 2016 e até 30 de setembro de 2018 (altura em que rescindiu contrato com a CML para se candidatar à liderança da “jota”)  recebeu da Câmara de Lisboa uma avença mensal de 4.615,57 euros brutos (3.753,50 euros mais IVA).

A candidata à liderança da JS é vista no PS como uma delfim de Duarte Cordeiro e lidera a Federação da Área Urbana de Lisboa da Juventude Socialista desde 2017. Há muito que, nos bastidores da JS, se aponta Begonha como sucessora natural de Ivan Gonçalves, o atual líder da JS.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora