Além de transportar satélites de 34 organizações diferentes, o foguetão SpaceX Falcon 9, que foi lançado esta segunda-feira, tem uma particularidade: levou as cinzas de 100 pessoas, num projeto criado pela empresa Elysium Space, que deu a oportunidade a várias famílias de enviarem as cinzas dos seus entes queridos para o Espaço por 2.500 dólares. Os familiares puderam acompanhar a viagem em Terra.

As cinzas de James Eberling, que morreu em 2016 e era um amante do Espaço, também seguiram viagem. Foi este, aliás, o último desejo que pediu à família: que os seus restos mortais fossem enviados para as estrelas. Eberling gostava tanto de tudo o que envolvia o Espaço que ia com frequência à base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, só para tirar fotografias dos lançamentos que eram realizados.

“Estamos muito entusiasmados por garantir o desejo final do James e significa muito para mim e para o meu marido finalmente conseguirmos fazer isto por ele”, disse à CNN a mãe de Eberling, Beverly, acrescentando que no início estava cética quanto à realização do lançamento. Quando James morreu, há dois anos, a sua família sabia apenas que o envio de cinzas para o Espaço já tinha sido feito: aconteceu em 1998 com o astrónomo Eugene Shoemaker, para a Lua, com o ator de “Star Treck”, James Doolan, e também com o astronauta Gorgon Cooper.

As famílias vão poder monitorizar o foguetão em tempo real através de uma app

Um mês depois, descobriram a missão da Elysium Space, com o objetivo de “celebrar um ente querido com a poesia do céu estrelado”, disse a empresa em comunicado. As cinzas foram colocadas numa cápsula de apenas quatro polegadas e enviadas para o Espaço, podendo as famílias monitorizar o foguetão em tempo real através de uma app durante os quatro anos em que vai ficar em órbita e depois quando volta a cair na Terra. O lançamento do SpaceX Falcon 9 estava previsto para o dia 19 de novembro, mas foi adiado para esta segunda-feira.

Na cápsula enviada estão as iniciais de Eberling (JME), juntamente com uma mensagem enviada pela família: “James, foste uma águia presa à terra. Que ascendas agora através dos céus”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR