Liga de Futebol

Benfica com visita de risco ao Bonfim, FC Porto e Sporting em casa

FC Porto dá o pontapé de saída com Portimonense na sexta-feira, Benfica vai ao Bonfim no sábado e Sporting recebe o Desportivo das Aves no domingo, tudo a contar para a 12.ª jornada do campeonato.

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O Benfica é o único dos ‘grandes’ a encontrar um adversário da parte superior da classificação na 12.ª jornada da I Liga de futebol, liderada pelo rival FC Porto, com uma visita de risco ao Vitória de Setúbal. A formação ‘encarnada’ chega no sábado ao Bonfim, estádio do atual sétimo colocado, depois de bater o Paços de Ferreira (2-0), da II Liga, em jogo da Taça da Liga, num momento em que o seu futebol e o treinador Rui Vitória continuam sob escrutínio.

Há pouco menos de duas semanas, após a goleada sofrida frente ao Bayern em Munique (5-1) e já depois de duas derrotas surpreendentes na I Liga, com Belenenses e Moreirense, a saída de Rui Vitória chegou a ser equacionada pela direção do clube, mas acabou por não se concretizar.

No Bonfim, terreno em que venceram na última época por sofridos 2-1, os ‘encarnados’ encontram um adversário que ocupa o sétimo lugar no campeonato e que, em casa, vem de duas vitórias seguidas, depois de ter sido derrotado pelo FC Porto.

A margem de manobra das ‘águias’ é diminuta, pois estão a quatro pontos do campeão FC Porto, têm um mês de dezembro de elevada dificuldade e uma segunda volta em que terão de jogar fora com Sporting, FC Porto e Sporting de Braga, que ainda recebem.

A 12.ª jornada abre precisamente com os ‘dragões’, em jogo que antecede ronda europeia na Liga dos Campeões — na qual já estão apurados para os oitavos de final -, com a equipa de Sérgio Conceição a ser absoluta favorita frente ao Portimonense, treinado pelo seu ex-jogador Folha.

Os algarvios, no 11.º lugar, conseguiram vencer na última jornada, recuperando de uma desvantagem para se imporem em casa perante o Tondela, mas terão perdido o colombiano Jackson Martínez, avançado que na primeira passagem por Portugal brilhou na equipa portista, com três títulos de melhor marcador da I Liga.

O jogo no Dragão é o único na sexta-feira, enquanto no sábado, ainda antes de Vitória de Setúbal-Benfica, o Belenenses (9.º), que regressou aos triunfos na ronda anterior, recebe o lanterna-vermelha Desportivo de Chaves.

Os flavienses somam apenas duas vitórias, e mais um empate, em 11 jogos, e estão numa série de cinco derrotas consecutivas, desde o início de outubro. Um pouco mais tarde, o Sporting de Braga (terceiro) visita o Tondela (15.º), que no Estádio João Cardoso só conseguiu, em seis jogos na I Liga, vencer o Moreirense, somando mais três derrotas e dois empates.

O Sporting, com ‘nota artística’ na recente visita a Vila do Conde (3-1), no primeiro jogo no campeonato do treinador holandês Marcel Keizer, entra em campo no domingo, numa partida é que também é absoluto favorito, em Alvalade, perante o Desportivo das Aves (13.º), num reencontro com o clube que lhe ‘roubou’ a final da Taça de Portugal no último jogo de 2017/18.

Os ‘leões’, que ocupam o segundo lugar da prova, assumem-se como os principais perseguidores do FC Porto, do qual estão a dois pontos de distância, detendo ainda um ponto de vantagem sobre o Sporting de Braga e dois relativamente ao Benfica.

Igualmente no domingo, o Nacional (12.º) recebe o Boavista (16.º), instalado no primeiro lugar de descida, quando estão separados apenas por três pontos, enquanto o Moreirense (oitavo) recebe o Santa Clara (10.º), num confronto entre equipas separadas por dois pontos.

No Estádio D. Afonso Henriques, no mesmo dia, o Vitória de Guimarães (quinto) é anfitrião Rio Ave (sexto), num duelo entre duas equipas em igualdade pontual e que após a última jornada trocaram de posição, face à derrota dos vila-condenses.

A ronda encerra na segunda-feira, dia em que o Feirense (17.º) defronta em casa o Marítimo (14.º), dois emblemas na cauda da tabela. Os insulares, que eram quintos há um ano, perderam os últimos seis jogos na prova, o derradeiro já sob o comando de Petit, que sucedeu a Cláudio Braga.

Programa da 12.ª jornada:

  • Sexta-feira, 7 dez:

FC Porto — Portimonense, 20h30.

  • Sábado, 8 dez:

Belenenses — Desportivo de Chaves, 15h30.

Tondela — Sporting de Braga, 18h00.

Vitória de Setúbal — Benfica, 20h30.

  • Domingo, 9 dez:

Nacional — Boavista, 15h00.

Moreirense — Santa Clara, 15h00.

Vitória de Guimarães — Rio Ave, 17h30.

Sporting — Desportivo das Aves, 20h00.

  • Segunda-feira, 10 dez:

Feirense — Marítimo, 20h15.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)