A Polícia Judiciária está no terreno a realizar buscas nas sedes de Lisboa, do Porto e de Barcelos da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). As buscas estão a ser efetuadas por vários inspetores da PJ e visam alegadas irregularidades do diretor regional Norte da ASAE.

Fonte da Polícia Judiciária sublinhou que que a investigação, que teve origem numa denúncia, está ainda numa fase “precoce” e que “a recolha de elementos documentais” levada hoje a cabo pelos inspetores da Polícia Judiciária visa confirmar a veracidade dos dados relatados na participação. Não foram ainda constituídos arguidos no processo.

Uma nota divulgada, entretanto, pela Procuradoria-Geral Distrital (PGD) do Porto indica que em causa estão factos relacionados com o funcionamento dos Serviços Regionais da ASAE na região Norte e acrescenta que as buscas estão relacionadas com um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Comarca do Porto (Porto, 12.ª secção), que investiga crimes económico-financeiros.

No âmbito desta investigação, assinala a PGD, foram realizadas buscas “não domiciliárias em serviços da ASAE e domiciliárias e de pesquisa informática”, não estando constituído qualquer arguido.

Contactado pela Lusa, o gabinete do Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, referiu: “Estamos a acompanhar as diligências que os órgãos próprios estão a desenvolver e, uma vez concluídas essas diligências, teremos oportunidade para nos debruçarmos sobre as mesmas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR