Histórico de atualizações
  • E por hoje é tudo! Portugal venceu a Suíça por 3-1 e está na final da Liga das Nações, naquela que é a edição de estreia da nova prova da UEFA para as seleções. Voltamos esta quinta-feira à mesma hora para acompanhar a outra meia-final, entre Holanda e Inglaterra. Até lá, boa noite!

  • Rui Patrício, o guarda-redes mais internacional de sempre

    Em novembro de 2013, Vítor Baía, ex-campeão europeu nacional e europeu pelo FC Porto que passou pelo Barcelona, colocava três guarda-redes a um altíssimo nível: Petr Cech, Buffon e Neuer. E português? “O Rui Patrício. Portugal tem bons guarda-redes, estamos a trabalhar melhor do que há uns anos e estou convencido de que irão surgir novos valores com grande qualidade. Mas não temos um guarda-redes de topo mundial. Temos um bom guarda-redes que é o Rui Patrício, que tem capacidade e condições para se tornar um guarda-redes de topo. Mas ainda não o é. Se calhar, vai ter de sair de Portugal para conseguir esse feito. E, de preferência, num clube de topo que lhe permita atingir esse nível. A capacidade individual de um jogador deve ser sempre acompanhada por títulos”, dizia à Notícias Magazine. Cinco anos e meio depois, os seus números cruzaram-se.

    Rui Patrício igualou Vítor Baía e vai tornar-se o guarda-redes português mais internacional de sempre

  • Os nove golos de livre direto de Ronaldo na Seleção, em vídeo

    A Suíça até criou mais oportunidades de perigo por Shaquiri, teve uma bola na trave por Seferovic mas há coisas que não mudam e, um ano depois, Cristiano Ronaldo voltou a fazer a diferença de livre direto ao intervalo: depois de ter ganho a falta num lance onde recuou uns metros para receber a bola, rodou e seguiu para a baliza antes de ser carregado, o avançado ajeitou a bola, percebeu o movimento de Pepe e William Carvalho na barreira e enganou Sommer, colocando no lado contrário da barreira.

    Para o lado do guarda-redes, por cima da barreira, com força, mais em jeito: os nove livres de Ronaldo na Seleção

  • A reportagem no Porto antes e durante o Portugal-Suíça

    Um jogo entre Portugal e Suíça significa uma dificuldade acrescida em identificar os adeptos de uma e outra equipa. No perímetro que circunda o Estádio do Dragão, existiu durante toda a tarde desta quarta-feira uma cor constante, persistente e homogénea: o vermelho. Era preciso ir ao pormenor, aos pormenores verdes nas camisolas portuguesas, aos vestígios de branco nas blusas suíças, para conseguir distinguir uns e outros. No primeiro dia da final four da Liga das Nações, a Seleção Nacional já provava ser maior e mais abrangente do que qualquer intransigência clubística. Esta quarta-feira, o Porto era vermelho.

    A verdadeira liga das nações foi fora do Dragão: cerveja sem álcool dos suíços, tatuagens portuguesas e até…Neymar

  • Ronaldo e mais uma noite de registos históricos

    Cristiano Ronaldo conseguiu mais uma noite de registos históricos com mais um hat-trick decisivo a colocar Portugal na final da primeira edição da Liga das Nações, onde irá defrontar a Holanda ou a Inglaterra. Dos hat-tricks pela Seleção ao número de vezes em que marcou três golos no mesmo jogo, passando pela lista de “vítimas” entre equipas nacionais e as fases finais consecutivas a fazer pelo menos um golo, o mundo do avançado é feito de e para os registos históricos. E só um que parece impossível quando já tem 34 anos – se é que se pode dizer alguma vez que algo é impossível para o capitão do conjunto das Quinas.

    Dez fases finais, 53 hat-tricks, 88 golos na Seleção – cinco registos históricos de Ronaldo (e um impossível de alcançar)

  • A estreia de João Félix, descrita na primeira pessoa

    Dezanove anos, 207 dias e mais um sonho concretizado: depois dos dois jogos pelos Sub-18, dos dois jogos pelos Sub-19 e dos dez jogos pelos Sub-21 (sempre em escalões acima da idade), João Félix estreou-se pela Seleção principal, tornando-se o mais de novo de sempre desde Renato Sanches e apenas o terceiro no século XXI com menos de 20 anos a ter a primeira internacionalização como titular, depois de Nani e Gonçalo Guedes. Ao todo, Fernando Santos já lançou 40 novos jogadores desde que assumiu o comando do conjunto das Quinas mas a estreia do avançado do Benfica acabou por ser um dos grandes destaques no triunfo de Portugal frente à Suíça por 3-1 com hat-trick de Ronaldo, que valeu o apuramento para a final da Liga das Nações.

    João Félix estreou-se como titular e colocou as “mãos na cabeça” por Ronaldo, “a personagem de PlayStation”

  • A conferência de Fernando Santos no final

    No final de março, no espaço de quatro dias, Portugal empatou duas vezes. Primeiro com a Ucrânia, depois com a Sérvia, a Seleção Nacional não conseguiu mais do que dois pontos nos primeiros dois jogos da qualificação para o Euro 2020. Face a duas exibições apáticas e que muito, demasiado, deixaram a desejar, Fernando Santos foi criticado. Criticado pela titularidade de Dyego Sousa e por não apostar em Diogo Jota, criticado pela escassa utilização de Pizzi, que realizou uma temporada assinalável no Benfica, e criticado por não ter aproveitado o primeiro jogo para lançar João Félix (o jovem jogador lesionou-se e já não esteve no segundo).

    Fernando Santos e o hat-trick de Ronaldo: “Só me surpreendeu quando tinha 18 anos e o treinava no Sporting”

  • Fotogaleria com as melhores imagens do jogo em que Portugal passou à final da Liga das Nações

    Fotogaleria. Portugal está pela terceira vez numa final com três golos do suspeito do costume

  • A crónica do Portugal-Suíça

    Se a Suíça é normalmente encarada como um país neutro, a verdade é que Portugal jogava esta quarta-feira com os helvéticos uma espécie de vingança. Ou um mero espanta fantasmas, se assim for preferível. Na primeira meia-final da inédita Liga das Nações, a Seleção Nacional tentava mudar o rumo da história: na última vez que uma competição europeia de seleções arrancou em Portugal e no Estádio do Dragão, Portugal perdeu. O 1-2 com a Grécia deu lugar, cerca de um mês depois e na Luz, a uma desvantagem mínima que roubou o primeiro título à Seleção e o deu aos gregos. 15 anos depois, uma competição europeia de seleções arrancava novamente em Portugal e no Dragão — e era tempo de alterar o que a história contava.

    Foi tudo para o Primavera mas ele estava no Dragão a tocar as Quatro Estações (a crónica do Portugal-Suíça)

  • Ronaldo, o homem do jogo com três golos. Põe Portugal pela terceira vez numa final

    FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

  • Este foi o sétimo hat-trick de Ronaldo pela Seleção

  • Ronaldo, o MVP do jogo (sem grande surpresa...)

  • Portugal chega à sua terceira final de sempre

  • O resumo do jogo, em números

  • Mais uma estatística que é só Ronaldo: os golos na segunda parte

  • Recorde o último golo de Ronaldo

    FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

  • Jogadores agradecem no fim do jogo aos adeptos que encheram as bancadas do Dragão

    FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

  • Festa dos adeptos nas bancadas do Dragão

    FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

  • Festejo do último golo de Ronaldo

    FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

  • Final do jogo! 3-1 para Portugal

    Final do jogo! Portugal vence a Suíça por 3-1 com hat-trick de Ronaldo e está na final da Liga das Nações, onde irá defrontar o vencedor do jogo entre Holanda e Inglaterra

1 de 6