Dezanove anos, 207 dias e mais um sonho concretizado: depois dos dois jogos pelos Sub-18, dos dois jogos pelos Sub-19 e dos dez jogos pelos Sub-21 (sempre em escalões acima da idade), João Félix estreou-se pela Seleção principal, tornando-se o mais de novo desde Renato Sanches e apenas o terceiro no século XXI com menos de 20 anos a ter a primeira internacionalização como titular, depois de Nani e Gonçalo Guedes. Ao todo, Fernando Santos já lançou 40 novos jogadores desde que assumiu o comando do conjunto das Quinas mas a estreia do avançado do Benfica acabou por ser um dos grandes destaques no triunfo de Portugal frente à Suíça por 3-1 com hat-trick de Ronaldo, que valeu o apuramento para a final da Liga das Nações.

Foi tudo para o Primavera mas ele estava no Dragão a tocar as Quatro Estações (a crónica do Portugal-Suíça)

“Nunca tinha visto o Ronaldo ao pé de mim na vida real e comentei com os meus companheiros e melhores amigos que era como se estivesse no modo carreira da PlayStation – ele parece uma personagem de um jogo”, tinha comentado o jovem avançado no momento da concentração com os restantes convocados. “Há sempre coisas a melhorar. Foi a primeira vez que joguei com eles e ainda há muito para explorar. O Cristiano Ronaldo é um exemplo que eu tenho, eu e todos os jovens que estão agora a começar.  Há muita qualidade nesta equipa, quer os que jogaram, quer os que não jogaram. Jogue quem jogar, fica sempre bem”, referiu ainda na zona de entrevistas rápidas após o triunfo diante dos helvéticos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com uma boa oportunidade na primeira parte para visar a baliza de Sommer, Félix acabou por sair aos 70 minutos para dar lugar a Gonçalo Guedes depois de uma exibição discreta mas nem por isso deixou de ser destaque no final do encontro, onde voltou a falar do capitão da Seleção Nacional e também dos assobios que ouviu na chegada da comitiva ao estágio em Vila Nova de Gaia e do seu futuro… a analisar depois da Liga das Nações.

“Temos de olhar para o Cristiano Ronaldo e tentar fazer igual; se fizermos, estamos perto de ser um grande jogador. Três golos? A minha primeira reação foi meter as mãos à cabeça, nunca tinha visto um hat-trick do Cristiano ao vivo. Foi mais um dia complicado para quem não gosta dele…”, comentou mais tarde na zona mista do Dragão.

Quando João Félix era capitão do FC Porto: as histórias do miúdo que “sempre quis, sempre quis, sempre quis”

“O público aplaudiu-me e é assim que deve ser. Há que separar Benfica, FC Porto ou Sporting dos momentos em que estamos na Seleção Nacional. O público esteve bem e deu-me confiança. Foi um ano muito bom para mim e acabou da melhor forma com a conquista do Campeonato. Para ser melhor só falta ganhar a Liga das Nações. Duelo com Seferovic? Claro que ele estava mais chateado mas temos uma grande relação de amizade, tanto no Benfica como aqui quando nos encontrámos agora, e é assim que vamos continuar sempre. Futuro? Agora estou focado na Seleção Nacional. Depois de acabar a Liga das Nações vou resolver a minha vida”, acrescentou depois, apontando baterias para a final.