Rádio Observador

Cinema

Adeus Bond. Será Lashana Lynch a próxima 007?

3.209

A confirmarem-se os rumores, será uma das maiores revoluções na história do agente secreto mais famoso do mundo. Depois de Daniel Craig anunciar a reforma, as atenções centram-se na atriz britânica.

Em abril deste ano, na apresentação do mais recente título Bond, em Montego Bay, Jamaica © Slaven Vlasic/Getty Images para a Metro Goldwyn Mayer Pictures

Getty Images for Metro Goldwyn M

Ainda decorre a rodagem do 25º filme da saga James Bond, mas depois de o ator Daniel Craig ter anunciado que esta é a última vez que vestirá a pele do célebre agente secreto, importa saber quem passará a estar ao serviço de sua majestade nos títulos que se seguirem. E não falta especulação, sobretudo se pensarmos no impacto que Phoebe Waller-Brigde estará a ter no guião e nesta revolução feminina, e feminista, em aparente marcha.

Uma das hipótese mais fortes em cima da mesa, levantadas pelo Mail on Sunday, e seguramente uma das que motivará mais comentários, é a eventual escolha de uma mulher para o icónico papel, naquela que seria uma das mais revolucionárias mudanças no trajeto do franchisado, desde a sua estreia contra Dr. No em 1962.

O nome de quem se fala é o da atriz britânica de origem jamaicana Lashana Lynch, de 31 anos, que passou por “Capitão Marvel”. De resto, Lynch faz parte do elenco atual (a 5 de julho publicou na sua conta pessoal uma imagem de #Bond25) e a avaliar pelos rumores a sua aparição está ligada precisamente à passagem de testemunho entre agentes secretos do MI6, com um James Bond na iminência de se reformar.

Realizado por Cary Fukunaga, o próximo Bond estreia em abril de 2020 e está a ser produzido em vários locais do mundo, incluindo na Jamaica onde Ian Fleming criou o emblemático personagem, e onde se espera que arranque o novo título. É neste cenário que a personagem de Bond travará conhecimento com a nova agente, e de pouco servirá o típico efeito de sedução de James. De resto, até o velho conceito de “Bond Girls” terá sido substituído por “Bond Women”.

Lashana com o Príncipe de Gales Lashana e a atriz Naomie Harris durante uma visita de Carlos à rodagem do 25º James Bond © Niklas Halle’n – WPA Pool/Getty Images

Quanto aos efeitos da notícia, como seria de esperar já começou a fazer correr tinta, ou pelo menos os comentários nas redes sociais. Os fãs dividem-se entre o aplauso por esta eventual alteração de peso e a crítica, considerando esta “a pior decisão de sempre”.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)