Aconteceu depois da atriz britânica Amanda Henderson ter respondido incorretamente a uma pergunta no programa de televisão Celebrity Mastermind. Em vez do nome da ativista, que seria a resposta correta, a atriz de 33 anos respondeu: “Sharon?”.

O programa em questão chama-se Celebrity Mastermind e é um programa de cultura geral apresentado por John Humphrys, que pode ser visto na BBC 2 e que tem como concorrentes apenas celebridades. É bastante popular no Reino Unido e, desta feita, a convidada foi a atriz Amanda Henderson, Robyn Miller na série “Casualty” e parte do elenco no filme “Wild Bill”.

Naquela fase do programa, Henderson tinha de responder a perguntas rápidas no mínimo de tempo possível. A dada altura, John Humphrys pergunta: “O livro de 2019 chamado No One is Too Small to Make a Difference é uma coletânea de discursos de uma ativista climática sueca. Qual é o seu nome?”. Henderson abana a cabeça, claramente confusa, e responde, quase com uma pergunta: “Sharon?”.

O vídeo foi partilhado por várias pessoas nas redes sociais e tornou-se viral, dando origem a várias discussões nas redes sociais, mas entre as melhores reações está a da própria jovem ativista sueca. A tal “ativista climática sueca” que viu os seus discursos compilados em No One is Too Small to Make a Difference — Greta Thunberg — a que a pergunta se referia mudou o seu nome no Twitter para Sharon.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta é a rede social que a jovem sueca mais usa para partilhar e promover os seus eventos e organizações a que pertence. E não é a primeira vez que Greta faz uma mudança semelhante. Em dezembro, o presidente do Brasil Jair Bolsonaro chamou-lhe “pirralha”. Quase imediatamente, a jovem sueca mudou também a sua descrição na rede social para “pirralha”, acabando também por ser notícia. A palavra foi entretanto escolhida pelo Priberam e pela Agência Lusa como uma das que mais marcou o ano.

Greta mudou perfil do Twitter para “pirralha” depois das declarações de Bolsonaro

Uma das colegas de Henderson no elenco de “Casualty” veio entretanto em sua defesa através do Twitter. Amanda Mealing, Connie Beauchamp no pequeno ecrã, mostrou-se revoltada para com alguns dos comentários nas redes sociais e não hesitou em chamar atenção para a vulnerabilidade da colega.

“Acabei de ver as piadas mais cruéis e desrespeituosas sobre a Amanda Henderson no Mastermind. Pedidos para que ela se mate?? A sério, isto tem de parar”, disparou numa publicação na rede social Twitter.