A derrota com os polacos do Kielce adiou o sonho, a goleada no Dragão frente aos macedónios (e atuais campeões europeus) do Vardar confirmou algo que já parecia ser inevitável: quando tem ainda mais uma jornada da fase de grupos para realizar, o FC Porto assegurou pela primeira vez na sua história a presença nos oitavos da Liga dos Campeões no atual formato, igualando o feito conseguido pelo Sporting no ano passado. Isto apenas um ano depois de uma grande campanha dos dragões na EHF, onde alcançaram mesmo a Final Four.

Depois do feito histórico, sonho do FC Porto tem obstáculo de peso: dragões defrontam Füchse Berlin na Taça EHF

A precisar de pelo menos um empate ou que o Meshkov Brest não ganhasse ao Kiel para carimbar na penúltima ronda o apuramento para a fase seguinte, os azuis e brancos saíram a vencer por apenas um golo ao intervalo (11-10) mas tiveram um segundo tempo de luxo onde quebraram por completo a resistência da equipa macedónia, concluindo o encontro com a vitória por 30-22, naquele que foi o quinto triunfo na fase de grupos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este não foi o primeiro resultado de peso do conjunto do Anders Svensson nesta edição da Liga dos Campeões, após os triunfos na receção ao Kielce (33-30) ou nas deslocações à Alemanha para defrontar o Kiel (28-27) ou a França para jogar com o Montpellier (27-22). Além desses três jogos, e dos empates caseiros com Motor Zaporozhye e Montpellier, os azuis e brancos ganharam na receção ao Meshkov Brest, logo na primeira jornada. Kiel (atual líder do grupo), Veszprem, Kielce e Montpellier já garantiram as quatro vagas da frente, ficando apenas por saber quais as posições que depois servirão para decidir os cruzamentos na fase seguinte.

Já os dragões subiram ao quinto lugar do grupo B da primeira fase, com mais um ponto do que o Vardar e agora com vantagem no confronto direto, após a derrota por cinco golos na Macedónia na primeira volta. Além do FC Porto, também o Sporting pode chegar a este patamar dos oitavos da Champions (neste caso, como no ano passado) caso ultrapasse os romenos do Dínamo Bucareste no playoff de apuramento (25-26 no primeiro jogo). Nos outros encontros das ronda, o Meshkov Brest conseguiu mesmo surpreender o Kiel (33-30), ao passo que o Kielce ganhou fora ao Motor Zaporozhye (33-26). Este domingo joga-se o Veszprem-Montpellier.