É provável que a segunda tentativa de colocar em órbita a cápsula Crew Dragon da SpaceX, agendada para este sábado pelas 22h22 (hora portuguesa), tenha de voltar a ser adiada por não estarem reunidas as condições ideais para um voo espacial. Este visa deslocar até à Estação Espacial Internacional dois astronautas da NASA, a entidade norte-americana que regula os voos espaciais.

Ainda antes de chegar ao foguetão, os astronautas vão deslocar-se até à rampa de lançamento de Model X, o carro oficial destes voos espaciais, estatuto que é fácil de explicar uma vez que o foguetão, um Falcon 9, pertence à SpaceX, do empresário Elon Musk, que também dirige a Tesla.

A 27 de Maio os astronautas vão de Tesla

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O voo é relativamente curto, apenas 19 horas durante as quais vão percorrer cerca de 400 km, longe pois dos 384.000 km necessários para atingir a Lua. A parte mais complicada consiste em “acertar” na Estação Espacial Internacional, que se desloca a 27.500 km/h e tem apenas 73 m de comprimento e 109 m de largura.

Dada a elevada probabilidade do lançamento de hoje ser adiado, a NASA decidiu não decepcionar os fãs, propondo-lhes construir o seu próprio Falcon 9. Veja o vídeo, siga os passos e sopre com força, pois este é um lançamento que vai sempre poder fazer e repetir…