Oito minutos e 46 segundos foi quanto tempo o agente Derek Chauvin manteve o joelho a pressionar o pescoço de George Floyd, mas não foi preciso tanto tempo para o homem de 46 anos deixar de reagir. As homenagens multiplicam-se nas redes sociais e um pouco por todo o mundo. E o site 8m46s.com tem um temporizador para mostrar que oito minutos e 46 segundos são uma eternidade.

8:46… 8:45… 8:44… 8:43… 8:42… 8:41… 8:40…
8:39 “Por favor, por favor, por favor! Não consigo respirar!”
7:54 “Estou prestes a morrer!”
7:43 “Não consigo respirar! Não consigo respirar!”

O site reproduz algumas das frases ditas durante este período, por Floyd, pelo agente da polícia e por quem estava no local. O afro-americano terá dito 16 vezes em cinco minutos que não conseguia respirar, segundo a contagem do jornal The New York Times. E em menos de seis minutos deixou de reagir completamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas os minutos brancos sobre o fundo preto continuam em contagem decrescente no site por mais de três minutos, enquanto Derek Chauvin mantém o joelho a asfixiar o homem deitado no chão.

Oito minutos e 46 segundos foi também o tempo que alguns canais de televisão deixaram o fundo negro, com um temporizador em contagem decrescente, uma frase pulsante “Não consigo respirar” e o som de alguém a respirar profundamente. Até o Spotify introduzir essa interrupção nas suas playlists, refere a página Verne do jornal El País.

Nem o canal infantil Nickelodeon ficou de fora da homenagem, parando a emissão durante 8:46, para lembrar às crianças quais são os seus direitos:

  • Tens direito a ser visto, ouvido e respeitado como um cidadão do mundo.
  • Tens direito a um mundo que seja pacífico.
  • Tens direito a ser tratado com igualdade, independentemente da cor da tua pele.
  • Tens direito a ser protegido de danos, injustiças e ódio.
  • Tens o direito a uma educação que te prepare para governar o mundo.
  • Tens direito às tuas opiniões e sentimentos, mesmo que os outros não concordem com eles.

Muitos internautas escolheram publicar imagens totalmente pretas com a hashtag #blackouttuesday.

View this post on Instagram

#blackouttuesday

A post shared by Fergie (@fergie) on