O jornalista e fundador do movimento “Slow Food” lançou um livro de entrevistas com o papa Francisco onde este defende que o prazer de comer e também o prazer sexual tem origem divina.

A declaração surgiu em reposta ao jornalista, que disse que “a Igreja Católica sempre anulou o prazer, como se fosse algo a evitar”. Por não estar de acordo, o Papa disse que, embora a Igreja Católica tenha condenado “o prazer desumano e vulgar”, aceitou o prazer “humano e sóbrio”.

E, depois, sustentou que o prazer tem origem divina e falou em específico do prazer de comer e do prazer de fazer sexo:

“O prazer vem diretamente de Deus. Não é católico, não é cristão ou outra coisa, é simplesmente divino. O prazer de comer serve para que ao comer se mantenha uma boa saúde, tal como o prazer sexual existe para tornar o amor mais belo e para garantir a continuação da espécie.”

Este é um excerto de três entrevistas concedidas pelo papa Francisco a Carlo Petrini e que foram publicada no livro “Terrafutura – Dialoghi con Papa Francesco Sull’Ecologia Integrale”. A primeira entrevista aconteceu em 2018, a segunda em 2019 e a terceira já em julho de 2020, com a pandemia da Covid-19 a marcar esta última.

Sobre a pandemia da Covid-19, disse que a “a humanidade é esmagada por este vírus e por muitos outros que temos cultivado, esses vírus injustos que são uma economia de mercado selvagem e uma injustiça social violenta”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR