Mais do que tudo aquilo que já ganhou, Jorge Fonseca tem apenas um foco: tudo aquilo que pode ainda ganhar. E foi através desse pensamento e dessa maneira de ser que o judoca português foi superando obstáculos atrás de obstáculos, barreiras acima de barreiras, desafios sobre desafios. E o Campeonato do Mundo de 2021, desta vez em Budapeste, na Hungria, foi mais um exemplo paradigmático disso mesmo na categoria de -100kg: o judoca português qualificou-se para a final e vai tentar defender o título frente ao sérvio Aleksandar Kukolj.

Atual número sete do ranking mundial, Jorge Fonseca começou com um triunfo por ippon com Muzaffarbek Turoboyev, do Usbequistão, 45.º da hierarquia na categoria de -100kg, seguindo-se nova vitória com o canadiano Kyle Reyes (26.º), também por ippon. No combate decisivo da fase preliminar, o judoca nacional teve pela frente o georgiano Ilia Sulamanidze (31.º), vencendo mais uma vez por ippon e seguindo para as meias.

Se até esse momento o campeão mundial em título tinha confirmado o seu favoritismo, nessa fase teve o grande teste a esse registo ao defrontar o número três do ranking mundial, o holandês Michael Korrel, judoca com quem tem um largo histórico em termos internacionais e que conseguiu derrotar outra vez por ippon.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR