792kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Internamentos nos cuidados intensivos em valores próximos aos de abril. Região de Lisboa com mais de metade dos casos desde 31 de maio

Este artigo tem mais de 2 anos

Número de doentes nos cuidados intensivos aumenta pelo quinto dia consecutivo e aproxima-se de valores de abril, acima de uma centena. Desde quarta-feira acima dos mil novos casos por dia.

Locals And Tourists Are Back In The Streets In Portugal
i

Corbis via Getty Images

Corbis via Getty Images

A 22 de abril estavam nos cuidados intensivos 104 doentes infetados com a Covid-19, foi o último dia que estas unidades hospitalares tiveram mais de uma centena destes doentes. Havia menos três mil casos ativos que há neste momento no país e as autoridades de saúde estavam menos sobrecarregadas também no que diz respeito ao número de pessoas sob vigilância já que o número atual mostra mais cerca de 15 mil pessoas sob vigilância das autoridades que a 22 de abril.

Neste que é o quarto dia consecutivo acima dos mil casos — algo que não acontecia deste fevereiro — o número de doentes internados diminuiu (menos um), ainda que o número de internados em unidades de cuidados intensivos tenha aumentado (mais cinco). Mais 884 pessoas foram dadas como recuperadas da doença, registou-se a morte de uma mulher com mais de 80 anos na região do Algarve e Lisboa e Vale do Tejo continua a ser responsável por mais de 60% dos novos casos nas 24 horas de sexta-feira a que o boletim diz respeito.

Tudo isto somado e subtraído significa que nas últimas 24 horas, com a confirmação de 1.183 novas infeções, o número de pessoas infetadas com a Covid-19 aumentou em 298: às 00horas deste sábado estavam com a Covid-19 ativa 27.723 pessoas. Dessas, 389 internadas em unidades hospitalares das quais 99 tinham sido admitidas nos cuidados intensivos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Puxando a fita do tempo até ao último dia em que os cuidados intensivos registaram números acima de uma centena, a 22 de abril, é possível perceber que os números de novas infeções nesse dia ou de casos ativos e em vigilância eram bastante inferiores aos que o boletim deste sábado mostra.

De 22.436 casos ativos a 22 abril para 27 723 ativos este sábado e dos 22.436 contactos sob vigilância a 22 de abril para os 37.701 casos sob vigilância neste momento.

Já o número de diagnósticos positivos à Covid-19 a 22 de abril foi de cerca de metade (636) dos 1.183 sinalizados no boletim deste sábado. Nessa altura, o número de novos casos na região de Lisboa e Vale do Tejo andava a par com o da região Norte (203 em Lisboa e Vale do Tejo e 269 a Norte), não se verificando a atual predominância de casos na região da capital que levou a que o Governo limitasse as deslocações de e para a Área Metropolitana de Lisboa aos fins de semana.

Região de Lisboa com mais de metade dos casos desde 31 de maio

Lisboa e Vale do Tejo tem dominado com mais de 60% do total diário de novos casos desde dia 9 de junho (com exceção do dia 11), mas desde o final de maio que é a região do país responsável, consecutivamente, por mais de metade dos novos casos de Covid-19 registados no país.

Desde dia 31 de maio que Lisboa e Vale do Tejo ultrapassou os 50% do total de novos casos diários e 11 dias depois passou a faixa dos 60%, tendo na quarta-feira atingido os mais de 68% do total. Este sábado o boletim retrata que esta região foi responsável por 64,3% dos novos casos.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos