O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) arranca na quarta-feira com uma caravana de seis carros a percorrer todos os tribunais do país para fazer “uma radiografia das condições de trabalho”, foi divulgado esta terça-feira.

A operação “Caravana da Justiça”, como é apelidada pelo sindicato, culmina a 15 de outubro com a entrega no parlamento de um relatório sobre as situações observadas, “dando a conhecer as condições de trabalho de uma classe esquecida na Justiça e na Assembleia da República”, dizem em comunicado no qual lembram também que ainda não viram o seu estatuto aprovado, o único em falta no setor.

Escutar de cada trabalhador o diagnóstico da sua própria carreira, recolher informação exaustiva sobre as condições de trabalho dos Oficiais de Justiça, tanto a nível de instalações, equipamentos e segurança, bem como ao nível de recursos humanos existentes e inexistentes”

O sindicato acrescenta que o documento final terá cada um dos testemunhos de vida dos Oficiais de Justiça, os seus percursos de vida, as suas dificuldades no dia-a-dia, as suas preocupações e anseios, e o desejo de serem respeitados e olhados com “olhos de ver” pela tutela.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A informação recolhida será entregue ao presidente da Assembleia da República, em 15 de outubro, data em que se prevê que ocorra também a entrega pelo Governo da proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2022.

Na passagem pelos tribunais serão entregues vários formulários, entre os quais um sobre o estado dos serviços, onde se descrevem os edifícios, seja ao nível do estado de conservação, acessibilidades, secretarias, gabinetes, salas, segurança, limpeza, o equipamento informático e outros.

Outro formulário aborda o estado dos recursos humanos, designadamente quanto a faixa etária, habilitações, género, categorias profissionais, baixas de longa duração e défice nas colocações.

Estes formulários contêm dados que caracterizam os núcleos e foram pensados para serem preenchidos pelos delegados sindicais do SFJ, numa recolha de informação com muitos pormenores.

O sindicato recorda ainda que a reunião inicial para negociação do Estatuto está marcada para 29 de outubro, devendo esta iniciativa estar concluída cerca de duas semanas antes.