A Porsche, depois de ver os seus responsáveis temer que os modelos eléctricos tirassem brilho ao prestígio da marca, acabou por sucumbir perante o potencial desta tecnologia, quando o Taycan se tornou (folgadamente) o carro mais rápido deste construtor do Grupo Volkswagen e, a confirmar todo o seu potencial, passou a ser um dos modelos que mais vende na gama do fabricante germânico.

A Porsche nasceu com o 911, ou do modelo que o originou, e este coupé desportivo nunca deixou de ser o mais emblemático da marca. Mesmo agora que são os SUV – mais pesados, menos ágeis e menos divertidos de conduzir – os modelos mais vendidos, com respectivamente o Cayenne e o Macan. Mas, no que respeita à electrificação, o CEO Oliver Blume deixou bem claro que o 911 será o último modelo da marca a ser electrificado.

Esta posição de Blume faz em parte sentido, uma vez que o trunfo do 911 face à concorrência sempre consistiu no seu peso reduzido, facilitado pelas pequenas dimensões e curta distância entre eixos, o que o obriga a uma má distribuição de massas pelos dois eixos, com demasiado peso “pendurado” atrás do eixo posterior. Mas, se tivermos em conta que a União Europeia já fez saber que não haverá modelos com motor de combustão no continente a partir de 2035, é bom começar a pensar num 911 a bateria.

Daí que seja curiosa a posição do chefe do design da Porsche, Michael Mauer, que afirmou ser perfeitamente possível conceber um 911 eléctrico, necessariamente com um pack generoso de baterias e dois motores para atingir uma potência nunca vista num 911.

É claro que a distância entre eixos teria de aumentar consideravelmente, assim como o comprimento (ainda que menos), mas Mauer garante que a silhueta que tornou o 911 famoso será respeitada, o que obviamente é bom para o negócio. O coupé a bateria será mais pesado, mas deverá ser igualmente mais potente e mais equilibrado, ao distribuir de forma ideal o peso pelos dois eixos e não apresentar excesso de peso atrás do eixo traseiro, o que a Porsche só conseguiu no 911 RSR que compete no WEC.

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