Fernando Santos anunciou esta quinta-feira os 26 convocados da Seleção Nacional para os dois últimos jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022, uma deslocação à Rep. Irlanda e a receção à Sérvia que irão decidir o apuramento direto ou o acesso a uma segunda ronda por parte de Portugal.

Os regressos de Renato Sanches e João Félix foram as principais novidades de Fernando Santos na derradeira convocatória do ano, para os encontros que se realizam nos próximos dias 11 (Rep. Irlanda, em Dublin) e 14 de novembro (Sérvia, na Luz), acrescentando-se a isso as ausências de Raphael Guerreiro, Domingos Duarte, Francisco Trincão, Gonçalo Guedes ou Otávio em relação às duas últimas chamadas.

  • Guarda-redes (3): Anthony Lopes, Diogo Costa e Rui Patrício;
  • Defesas (8): Diogo Dalot, João Cancelo, Nelson Semedo, Danilo Pereira, José Fonte, Pepe, Rúben Dias e Nuno Mendes;
  • Médios (8): João Palhinha, Rúben Neves, William Carvalho, Bruno Fernandes, João Mário, João Moutinho, Matheus Nunes e Renato Sanches;
  • Avançados (7): Bernardo Silva, André Silva, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, João Félix, Rafael Leão e Rafa Silva.

Nesta fase, Portugal ocupa o segundo lugar do grupo A de qualificação com 16 pontos, menos um do que a líder Sérvia mas também com menos uma partida realizada até este momento. Luxemburgo, Rep. Irlanda e Azerbaijão já não têm possibilidades matemáticas de chegarem aos dois primeiros lugares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De recordar que, depois da vitória pela margem mínima frente ao Azerbaijão no início da qualificação (1-0), Portugal empatou na Sérvia a dois – num jogo muito polémico em que Ronaldo não viu um golo validado nos descontos apesar de ser bem percetível que a bola ultrapassou a linha de baliza – e venceu depois no Luxemburgo (3-1). Seguiram-se mais três vitórias com Rep. Irlanda (2-1, casa), Azerbaijão (3-0, fora) e Luxemburgo (5-0, casa). Pelo meio, a Seleção ganhou também os dois particulares com o Qatar.

“Renato e João Félix? Os jogadores que estão lesionados dificilmente podem estar… Nas últimas duas convocatórias, o João nem condições tinha para estar convocado. Temos um leque alargado de jogadores que nos permitem escolher. Há uma coisa que condiciona: os jogadores lesionados nem são equacionáveis. O que é importante é quem foi convocado. Tenho um lote de 30 e alguns jogadores que são sempre equacionados. Perante os adversários que temos e perante o que penso, escolhemos os melhores para esta dupla jornada”, começou por explicar o selecionador Fernando Santos na conferência de imprensa.

“Daqui a pouco tempo tenho o jogo com a Irlanda. Já disse que Portugal tinha quatro finais. Quando jogámos com a Irlanda cá, disse que tínhamos cinco finais. Temos mais duas finais e o que temos de fazer é vencer estas duas finais para o objetivo que temos, que é estar no Campeonato do Mundo. Vamos jogar da forma como entendemos que é melhor frente à Irlanda e depois jogaremos outra final. Este jogo da Irlanda é mesmo uma final. Temos de ganhar. Margem de erro? Não tenho margem de erro, basta olhar para os resultados e ver que a margem de erro não existe. Há que ganhar na Irlanda e depois aqui com a Sérvia. O que me deixa tranquilo é os jogadores que convoquei. Tenho um leque de jogadores que vão responder bem nestas duas finais. O resto não me dá segurança nenhuma”, acrescentou sobre os próximos jogos.