Em atualização

O pedido já tinha sido feito, a Federação Portuguesa de Futebol já tinha reforçado a posição, o próprio voo da KLM que estava marcado já tinha sido cancelado. Faltava apenas a luz verde da UEFA para o adiamento do encontro da Youth League do Sporting em Kiev com o Dínamo e a mesma chegou esta terça-feira à tarde de forma oficial, com o órgão que tutela o futebol europeu a ser sensível ao momento de tensão geopolítica que se vive entre Rússia e Ucrânia e a tomar posição sobre a partida marcada para a próxima semana.

Sporting vence Ajax com reviravolta, conquista primeiro lugar e chega pela primeira vez aos oitavos da Youth League

O Sporting tinha solicitado esse adiamento há alguns dias diretamente à UEFA e aguardava resposta, da mesma forma que a Federação, por se tratar de um clube nacional, acompanhava de perto a situação. Entre a improbabilidade de haver mesmo jogo, o cancelamento da viagem que levaria os jogadores leoninos para a Ucrânia, uma informação apurada esta manhã pelo Observador, acabou por reforçar uma situação que se tornara inevitável, numa altura em que o próprio governo nacional já tinha recomendado há alguns dias a todos os cidadãos portugueses que abandonassem o país por questões de segurança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fica apenas por saber onde e quando será jogado o encontro inicialmente marcado para 2 de março em Kiev, sendo certo que a decisão terá de ser célere tendo em conta que os quartos da competição estão marcados para os dias 15 e 16 de março, duas semanas depois. E com uma outra curiosidade: em caso de vitórias nos oitavos, haverá dérbi lisboeta nos quartos da prova em Alcochete entre Sporting e Benfica. Para já, a única decisão tomada passa pelo adiamento por uma semana, para 9 de março, mantendo-se ainda o jogo em Kiev. Entretanto, perante os dados dos próximos dias, a UEFA irá tomar uma nova posição sobre o tema.

De recordar que os leões, que conseguiram o primeiro lugar do grupo C à frente de B. Dortmund, Ajax e Besiktas depois de ganharem na última jornada em Amesterdão, encaravam este jogo com especial atenção por ter sido a primeira vez que a equipa atingia esta fase da principal competição europeia de juniores. Antes, os ucranianos, que ficaram em segundo lugar no grupo do Benfica, passaram depois no playoff com uma vitória em Espanha frente ao Deportivo da Corunha no desempate por grandes penalidades.