A Universidade do Porto (UP) vai lançar quatro novas licenciaturas, que já vão estar disponíveis na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior e elevam para 56 o número de cursos no primeiro ciclo.

Em declarações à agência Lusa, o vice-reitor com o pelouro da Formação da UP, José Castro Lopes, esclareceu esta sexta-feira que as novas quatro licenciaturas se inserem no programa Impulso Jovens Destino, financiado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Universidade do Porto fez uma candidatura a esse programa, em que o que se pretendia era aumentar a formação de jovens nestas áreas das ciências, engenharias, artes e matemática, no sentido de haver uma crescente valorização da formação superior”, notou.

As novas licenciaturas em Desenho (Faculdade de Belas Artes), Literatura e Estudos Interartes (Faculdade de Letras) e Matemática Aplicada (Faculdade de Ciências) são “estreias” na instituição, enquanto a licenciatura em Engenharia Agronómica (Faculdade de Ciências) abre vagas pela primeira vez.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estas foram as áreas em que entendemos que havia uma maior possibilidade de serem propostas com êxito”, disse, lembrando que a escolha foi deixada à consideração das unidades orgânicas que integram a UP.

As novas licenciaturas já vão estar disponíveis na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2022/2023, que decorrem entre 25 julho e 8 de agosto, e elevam para 56 o número de cursos no primeiro ciclo de estudos.

A Universidade do Porto sempre atraiu muitos estudantes, temos os maiores índices de efetividade em Portugal e preenchido todas as vagas que dispomos e estamos convencidos de que com estas novas licenciaturas seja igual”, disse, lembrando que a instituição vai aumentar em 198 o número de vagas neste concurso de acesso ao ensino superior.