O Instituto de Filosofia da Universidade do Porto vai realizar um colóquio internacional, a 16 e 17 de fevereiro de 2024, sobre a obra e pensamento do filósofo, autor e professor Paulo Tunhas, que morreu a 29 de abril deste ano.

Morreu Paulo Tunhas, “um homem absolutamente invulgar”. Professor, investigador e cronista do Observador tinha 62 anos

O colóquio, intitulado ‘”O pensamento e seus objetos: homenagem a Paulo Tunhas”, será “um primeiro momento para discutir as múltiplas vertentes” do autor, que foi cronista do Observador, assente no que foi a “ideia maior” dos seus últimos trabalhos, a “Poética da Filosofia”, segundo o anúncio de convocação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Eduardo Paz Barroso, um dos promotores do evento, saudou a convocação do colóquio em honra de “uma das personalidades intelectuais mais marcantes dos últimos tempos”. Contactado pelo Observador, o professor universitário e amigo do homenageado considerou que o colóquio vem “em muito boa hora” recordar e valorizar a obra de um dos autores “mais originais do início do século XXI em Portugal, com impacto e repercussão internacional”.

O ex-diretor do Coliseu Porto recordou também como a relação entre a filosofia e a política se materializava nas crónicas de Paulo Tunhas, e por meio destas o autor fazia chegar a sua área a um público muito mais vasto. E deixa um repto: que o colóquio seja “o ponto de partida para uma edição organizada e integral” da sua obra.

“Não pode ficar por aqui”, remata.

Organizado por uma comissão que integra José Francisco Meirinhos, Eugénia Vilela, Maria João Couto, Diogo Pires Aurélio e Cláudio Carvalho, o colóquio irá decorrer no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e está aberto a propostas de comunicação ou testemunhos, que devem ser submetidos pelo site do instituto até 5 de Janeiro.

*Notícia atualizada às 15h02 de dia 29 de dezembro com as declarações de Eduardo Paz Barroso*