Há uma máxima que todos conhecem, que desaconselha a associar água à electricidade, o que alimentou a teoria de que os veículos eléctricos devem evitar água, sobretudo quando o nível ameaça submergir o pack de baterias. Como que a provar que estão errados, este condutor de uma Rivian R1T colocou o seu barco na água, mergulhando a pick-up eléctrica até ultrapassar a base das portas.

O “mergulho” da pick-up da Rivian ocorreu no Lago Bear, que faz fronteira entre os estados de Idaho e do Utah. Localizado bem no interior dos EUA, este lago de água doce com 29 km de comprimento e 11 km de largura é muito procurado pelos habitantes da região com vontade de se refrescar, uma vez que a praia mais próxima se encontra a cerca de 1200 quilómetros.

O condutor rebocava um Malibu de 23 pés, devidamente recheado de wakeboards, para apimentar um dia em cheio. Sucede que, para flutuar e afastar-se do atrelado, a embarcação de 1800 kg necessita de 914 mm de altura de água, o que obriga a entrar bem dentro do lago. A pick-up, uns metros mais próximo da margem, ficou ainda assim com a água acima da base das portas, o que implica ter o pack de baterias abaixo da linha de água. Realizou todas as manobras necessárias para largar o barco e sair do lago com o reboque, sem problemas e sem os curto-circuitos ou avarias que muitos temem.

O dono da Rivian afirmou ainda que naquele dia repetiu a operação mais vezes, tendo sempre o cuidado de não ultrapassar a altura máxima de passagem a vau, que é de 43 polegadas, cerca de 1,09 metros. O fundo do lago naquela zona parece ser bastante compacto, pelo que a R1T não revelou qualquer dificuldade de tracção para entrar ou sair do Lago Bear.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR