O antigo diplomata Francisco Seixas da Costa foi condenado pelo Tribunal do Porto do crime de difamação agravada, por ofensas ao treinador da equipa de futebol do FC Porto, Sérgio Conceição, e terá de pagar uma indemnização.

Seixas da Costa foi condenado a pagar uma multa de 2200 euros e uma indemnização civil por danos de seis mil euros.

Em causa está uma publicação no Twitter, em março de 2019, em que o antigo secretário de Estado dos Assuntos Europeus tinha chamado “javardo” a Sérgio Conceição.

Nas alegações finais, o Ministério Público já havia pedido a condenação de Seixas da Costa, considerando que deve ser garantida “uma tutela mínima essencial do direito à honra”, frisando que a utilização da expressão “javardo” foi provada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No final da sessão, o advogado de Sérgio Conceição, Pedro Henriques, revelou que o treinador do FC Porto ficou “satisfeito” com o resultado e salientou o sentimento de justiça.

Era o que estávamos à espera. É uma pequena etapa, mas para já estamos satisfeitos com o resultado e, sobretudo, mais do que satisfeitos com o resultado, com a reposição de alguma justeza com o Sérgio, que tem ouvido muita coisa e passado alguns dias complicados com as situações que ocorreram com a família”, referiu o advogado à saída do tribunal.

Além disso, Pedro Henriques revelou ainda que Sérgio Conceição deu instruções para que o valor da indemnização seja doado a uma instituição social da cidade do Porto.

“Ficou o valor que o tribunal determinou. O Sérgio já me deu indicação e vamos endereçar esse valor para uma instituição de caridade seguramente aqui do Porto. Foram essas as instruções que o Sérgio me deu”, esclareceu ainda.

Seixas da Costa vai recorrer de condenação

Francisco Seixas da Costa vai recorrer da condenação pelo Tribunal do Porto por difamação agravada, por ofensas ao treinador de futebol do FC Porto, Sérgio Conceição, confirmou à agência Lusa o advogado que representa o antigo diplomata.

O advogado de Seixas da Costa, Manuel Magalhães e Silva, reiterou à Lusa a vontade de recorrer da sentença para o Tribunal da Relação do Porto, depois de o antigo diplomata ter sido hoje condenado a pagar a uma multa de 2.200 euros e uma indemnização civil por danos de seis mil euros.

Atualizada às 18h59