Como já aqui tínhamos antecipado, a Toyota revelou esta madrugada, no Salão de Los Angeles, a 5.ª geração do seu popular Prius. Além da nova plataforma, o novo modelo será apenas proposto na Europa com mecânica híbrida plug-in (PHEV), desenvolvendo quase o dobro da potência. Está ainda equipado com uma bateria maior, para oferecer mais autonomia em modo eléctrico, prometendo um valor muito respeitável na classe.

Berlina familiar com cerca de 4,5 metros de comprimento, o Toyota Prius é, provavelmente, o modelo mais emblemático do construtor japonês e o que deu o pontapé de saída para a adopção dos motores híbridos, que hoje perfazem a esmagadora maioria da oferta em todas as gamas, sendo responsáveis pelos generosos lucros que o construtor anuncia anualmente. Mas a concorrência aperta, pelo que a Toyota retirou outro coelho da cartola, fazendo evoluir o Prius em termos de design, com uma estética igualmente ousada, mas mais atraente e consensual.

O Prius começa por recorrer a uma plataforma mais actual, a TNGA-C, que lhe consegue reduzir o peso e incrementar a rigidez, além de facilitar o alojar da bateria de maiores dimensões. Na troca de plataforma reside a explicação para o novo Prius ser 20 mm mais largo e 50 mm maior entre eixos, apesar de ser 46 mm mais curto no comprimento total, por ter as rodas colocadas mais próximo das extremidades da carroçaria. Isto permite antever um habitáculo mais generoso em espaço, o que é bom para as famílias, mas simultaneamente um veículo ligeiramente mais curto, para ser mais ágil em cidade.

Mais potência e mais autonomia em modo eléctrico

O anterior Prius PHEV era um veículo concentrado nos baixos consumos e a dar pouca importância ao prazer de condução. A sua unidade atmosférica a gasolina de quatro cilindros e 1,8 litros fornecia apenas 98 cv, a que se somavam os 72 cv do motor eléctrico, para um total de 122 cv. Este antigo Prius PHEV usufruía ainda de uma bateria com somente 8,8 kWh de capacidade, o que assegurava apenas 45 km de autonomia em modo eléctrico.

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O novo Prius eleva esta fasquia consideravelmente. O motor atmosférico de combustão a gasolina vê a sua capacidade subir para 2.0, o que eleva a potência por tabela para 148 cv. Mas o incremento de potência no motor eléctrico é ainda mais evidente, atingindo 160 cv, o que coloca a potência total em 223 cv, quase o dobro do que usufruía o Prius PHEV da geração anterior.

Juntamente com a maior potência do motor eléctrico, surge também uma bateria de capacidade incrementada em 54,5%. Em vez dos anteriores 8,8 kWh, o Prius passa a dispor de 13,6 kWh (com a bateria instalada sob o banco traseiro, para não roubar espaço na mala), o que faz maravilhas à autonomia em modo eléctrico. Os dados de homologação segundo a norma europeia WLTP ainda não são conhecidos mas, segundo o construtor, o novo Prius PHEV deverá ser capaz de percorrer cerca de 68 a 70 km em modo exclusivamente eléctrico, o que é um bom valor para este segmento.

Encomendas em breve, mas entregas só em Junho

De acordo com a Toyota, o Prius que se estreou nos EUA – onde vai continuar a ser oferecido apenas como híbrido convencional, tal como no Japão –, será revelado na Europa a 5 de Dezembro. As encomendas deverão abrir em alguns mercados ainda em 2022 ou no início de 2023, mas as entregas estão programadas mais para o final do 1.º semestre. Em Portugal, o novo PHEV da Toyota é esperado algures entre Junho e Julho de 2023.

Os preços do novo Prius PHEV serão divulgados mais próximo da data prevista para o início das entregas, sendo que todos os modelos são fabricados no Japão e daí exportados para o mercado europeu. Para estender a autonomia em modo eléctrico, o Prius PHEV irá disponibilizar, como equipamento opcional, um tejadilho com painéis solares, para recarregar enquanto circula. Pode acompanhar a apresentação mundial do novo Prius em abaixo, a partir do minuto 10: