O vocalista dos Guns N’ Roses, Axl Rose, anunciou esta sexta-feira à noite (hora portuguesa) que vai deixar de atirar o microfone para o público no final dos concertos, depois de esta terça-feira, 29 de novembro, num concerto em Adelaide, na Austrália, ter alegadamente deixado ferida uma mulher que terá sido atingida.

A mulher em questão, Rebecca Howe, estava a assistir ao concerto dos Guns N’ Roses quando, no final do espectáculo, Axl Rose atirou, como habitual, o seu microfone para o público. Desta vez terá corrido mal: com a cara cheia de escoriações e hematomas, Rebecca Howe garantiu aos meios de comunicação australianos que foi o microfone que a deixou assim. Disse ainda que quando o microfone a acertou — após a última canção do espectáculo, “Paradise City” —, sentiu-se como se tivesse sido “atingida por um camião” e afirmou mesmo que “poderia ter ficado sem um olho”.

Nos vídeos que mostram o momento em que Axl Rose atirou o microfone para a plateia neste concerto, que têm vindo a ser difundidos nas redes sociais, não é possível ver com clareza o momento em que Rebecca Howe terá sido atingida pelo microfone do vocalista dos Guns N’ Roses. Vê-se apenas o cantor a atirar o microfone a partir do palco e uma fase posterior em que um outro fã apanha o microfone. Nesse momento, já teria atingido a espectadora, segundo a própria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Através da sua conta oficial nas redes sociais, Axl Rose comentou a notícia, começando por referir que teve conhecimento de que “uma fã poderá ter ficado magoada no nosso concerto em Adelaide, na Austrália, possivelmente atingida pelo microfone no final do concerto, quando, como é já tradição, atiro o microfone aos fãs”.

Guns N’ Roses em 1992? Estive lá e sobrevivi

Lembrando que a intenção que tem quando atira o microfone “obviamente” não é “deixar alguém magoado” ou “magoar alguém, seja de que forma for”, Axl Rose lembra também que o faz “há mais de 30 anos”. “Sentimos sempre que era uma parte integrante do final dos nossos concertos de que as pessoas estavam a par e que queriam, para terem a oportunidade de apanhar o microfone”.

Porém, face ao que terá acontecido neste concerto, Axl Rose anuncia: “Para bem da segurança do público, daqui em diante vamos deixar de atirar o microfone ou qualquer outra coisa para os fãs durante as nossas atuações”.