O PSD aproveitou logo a primeira pergunta a António Costa Silva, ministro da Economia, para o confrontar com a demissão da presidente da ANI, que acusou os dois ministérios que são a sua tutela de não lhe terem dado apoio político. Joana Mendonça demitiu-se e escreveu uma carta dizendo que não conseguiu reunir com Elvira Fortunato, ministra da Ciência e Tecnologia, e que não teve respostas a muitas das suas propostas.

“Quando pensávamos que tinha arrumado o seu Ministério com as substituições no IAPMEI, Banco do Fomento, e a exoneração dos seus secretários de Estado, acontece a demissão na ANI”, que, segundo o deputado social-democrata Jorge Salgueiro Mendes, foi um “bater de porta com estrondo” por parte de Joana Mendonça, reportando-se às notícias para dizer que a demissão causou mau estar no seio do PS e de membros do Governo. E por isso pediu explicações de mais “um caso e casinho”.

António Costa Silva, que já tinha dito ao Público que a presidente da ANI não estava assim tão preocupada, pediu ao deputado social-democrata para “não se iludir com peças de notícias de jornais”. E disse que o deputado está “completamente enganado”, recusando existir um caso. “Hoje mesmo o senhor secretário de estado da Economia, que é uma das pessoas mais competentes que temos, reuniu com a presidente da ANI, uma reunião que estava prevista há muito tempo”.

E garante que este governante, Pedro Cilínio já tinha reunido com Joana Mendonça em dezembro e em janeiro. E garante que o próprio ministro e também Elvira Fortunato se reuniram com a agência por causa do cluster do espaço. “Não se deixe iludir pelas demissões”, dizendo não haver insubstituíveis. “Vai ser substituída e vamos identificar uma pessoa com muitas capacidades e melhorar ainda mais a ANI”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Presidente da Agência Nacional de Inovação demite-se “por falta de condições” em carta enviada ao ministro da Economia

Uma das críticas de Joana Mendonça, na carta de demissão, era de que não tinha sido ouvida sobre as mudanças ao SIFIDE, um programa de benefícios fiscais para a inovação, cuja discussão está no Parlamento. Costa Silva desmente Joana Mendonça: “Posso assegurar que a ANI e a senhora presidente participaram em todo o processo, fizeram sugestões, foram comunicadas” e garante que sempre “mantive boa relação com ANI e a sua presidente”.

Sobre o SIFIDE, lembrou a auditoria da IGF e garante que há mais 40 auditorias a serem feitas.