A Microsoft avançou com processos de saída de trabalhadores da empresa. Ao que o Observador apurou serão 112 os trabalhadores afetados pelo anúncio da tecnológica de uma reestruturação interna. A empresa não confirma este número, nem releva qual a quantidade exata de funcionários afetados. Depois de ao Observador não ter indicado de que forma iria reduzir estes postos de trabalho, em resposta ao Público e ao Jornal de Negócios, a Microsoft disse ter iniciado um “processo de despedimento coletivo”.

Numa nota enviada por fonte oficial da Microsoft Portugal ao Observador lê-se que “ajustes organizacionais são uma parte regular” e “necessária” do negócio. “Continuaremos a priorizar e investir em áreas estratégicas de crescimento para o nosso futuro, dando suporte e apoio aos nossos clientes e parceiros. Não tomamos decisões como esta de ânimo leve. Estamos a trabalhar de forma próxima com os colaboradores impactados para garantir que são tratados com respeito e têm todo o nosso apoio durante estas transições”, garante a empresa.

Ao que foi possível apurar, as saídas terão sido anunciadas numa reunião com os colaboradores afetados. O Observador sabe que existiu ainda uma outra reunião com o nome de “business update” — que terá contado com a presença de toda a empresa, incluindo de Andrés Ortolá, diretor-geral da Microsoft Portugal, e de diretores de recursos humanos e de comunicação — que deveria ter uma duração de 15 minutos, mas que terá durado apenas três. Apesar de a tecnológica não revelar quais são os departamentos mais afetados, os trabalhadores do programa Aspire para recém-graduados terão sido impactados pela decisão.

Em abril, um estudo feito pela consultora EY estimou que Microsoft anualmente gere receitas de 4,9 mil milhões de euros para a economia portuguesa, o equivalente a 2,4% do PIB. E que, entre postos de trabalho diretos, indiretos e induzidos, tenha gerado mais de 28 mil empregos no país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Microsoft tem impacto económico de 4,9 mil milhões e gera mais de 28 mil empregos em Portugal

No primeiro mês deste ano, a Microsoft anunciou que iria despedir 10 mil trabalhadores, o equivalente a menos de 5% da sua força de trabalho. Na altura, a empresa não confirmou se esses novos despedimentos poderiam afetar os trabalhadores da subsidiária em Portugal.

Microsoft confirma despedimentos: vão sair 10 mil pessoas da empresa

Notícia atualizada dia 9 de maio às 11h12 com a informação de que a Microsoft iniciou um processo de despedimento coletivo e, por isso, alterou-se o artigo para dar conta que o corte de postos de trabalho seria feito por essa via.