Este artigo é da responsabilidade da AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro
O evento assinalou o término do projeto desenvolvido pela AIDA CCI e que decorreu nos últimos dois anos. As muitas atividades desenvolvidas e os resultados obtidos foram apresentados por António Soares da Gestluz Consultores, que referenciou os cerca de 600 jovens envolvidos nas ações de sensibilização e as 29 ideias de negócios rececionadas, das quais 15 foram selecionadas e tiveram apoio de mentoria individualizada. Coube a Carlos Oliveira, da Leadership Business Consulting, dar conta dos aspetos essenciais e aprendizagens realizadas, durante a visita ao mais reconhecido ecossistema tecnológico e empreendedor do mundo – Silicon Valley (San Francisco – EUA), realizada no final do mês de maio, proporcionada ao grupo de participantes selecionados do projeto. A sessão contou ainda com presença de Daniel Graça, representante do IAPMEI, que abordou os apoios ao empreendedorismo existentes e as perspetivas e condições de acesso a financiamento que serão disponibilizadas no âmbito do Portugal 2030.


Uma ideia de negócio está longe de se constituir como uma empresa, havendo um caminho a percorrer que importa ponderar. Nesse sentido, a sessão contou com o testemunho de Ana Pais, fundadora da Beesweet, que tendo já trilhado todo esse processo, partilhou a sua experiência, da qual os jovens empreendedores puderam retirar importantes ensinamentos e fatores a ter em consideração. A Beesweet, que tem como missão assumir-se como a principal fornecedora de mel premium no mundo, foi já alvo de inúmeros reconhecimentos, do quais se destacam o CorporateLiveWire Prestige Award (Retalhista do Ano do Setor do Mel 2021/2020), assim como o Building European Network Exports – BEE NET.
Houve ainda oportunidade para assistir à apresentação dos projetos vencedores (Horizon47, Toymobi e Petshower) e à respetiva atribuição dos prémios monetários, num total de 5000 euros.
O projeto Yep 5.0 – Young Entrepreneurship Program, promovido pela AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, foi orientado para os mais jovens e assumiu-se como um projeto estruturante de promoção do espírito empresarial nas regiões Norte e Centro, e foi apoiado pelo COMPETE 2020/Fundo Social Europeu. Teve como objetivo estratégico o incentivar de uma cultura empreendedora e o fomento do surgimento de empresas que promovam respostas inovadoras aos desafios sociais e societais, através do apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, criando também condições para aumentar a taxa de sobrevivência das startups e a sua sustentabilidade. Refira-se que, o projeto privilegiou a incidência em 4 fileiras dos domínios de especialização inteligente regionais – Agroindústria, TICE, Materiais e Economia do Mar.


O projeto YEP 5.0 teve início com um Webinar sobre as “Oportunidades para o Empreendorismo Jovem” (24 novembro 2021), o qual contou, entre outras, com a presença do empresário António Neto (FERNETO), com o testemunho de um jovem empreendedor (Luís Pinto, fundador da PET Universal) e com as intervenções do Adjunto do Gabinete do Secretário de Estado para a Transição Digital – Arthur Jordão e do Diretor Executivo da STARTUP PORTUGAL – António Dias Martins.
Seguiram-se um conjunto de ações integradas na atividade YEP 5.0 New Generations, as quais se materializaram na realização de oito ações de sensibilização junto dos jovens estudantes (em 4 escolas do 3º ciclo e ensino secundário (“Young Industry”), onde participaram mais de 400 estudantes, e em 4 instituições do ensino superior (“YEP 5.0 Entrepreneurs Sessions”), que tiveram a adesão de 160 alunos. As sessões realizadas contaram com o testemunho de empreendedores e com a apresentação do projeto, procurando sensibilizar e motivar os jovens estudantes para a criação do próprio emprego ou criação de empresas, bem como para os conceitos da nova indústria e dos desafios sociais e societais.
O projeto incluiu ainda o concurso de ideias “Big Ideas Challenge”, atividades de Pitch e atribuição de prémios aos melhores projetos, nomeadamente monetários e a visita a Silicon Valley. Foram também realizados 6 workshops temáticos de capacitação (Scale Up Sessions), relacionados com os temas da propriedade intelectual, elaboração de plano de negócios, marketing digital, potenciar negócios com os clientes, preparação de pitch e design thinking.
Na atividade YEP 5.0 Ecosystem Promotion os participantes tiveram oportunidade der realizar visitas técnicas e várias empresas (“YEP 5.0 Demo”) designadamente a HFA, Grupo Simoldes, Wavecom, Rui Costa e Sousa (Sr. Bacalhau) e à Rialto. Também visitaram incubadoras e aceleradoras da região (YEP 5.0 HUB), designadamente o PCI – Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro e a SANJOTEC.


Os 15 projetos selecionados tiveram ainda apoio de mentoria individualizada, onde puderam contar com o apoio de empresários e especialistas, de forma a qualificarem as suas ideias de negócio. Esta ação foi complementada pela elaboração e disponibilização de 5 White papers., o que permite uma maior sistematização do conhecimento produzido e a sua ampla disseminação, com os seguintes temas: 1 – Abordagem à Inovação Estratégica para empreendedores; 2 – Áreas setoriais de especialização inteligente – oportunidades de negócio; 3 – Financiamento para Startups (instrumentos e contatos); 4 – MVP – Minimum Viable Product e 5 – Marketing e Vendas para empreendedores.


O YEP 5.0 insere-se nas atividades que a AIDA CCI privilegia e continuará a promover, procurando potecniar a geração de ideias inovadoras, consolidar noções empresariais e dinamizar a criação de novas empresas com incorporação de tecnologia e valor acrescentado para a nossa economia.