798kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Programa de empreendedorismo de Aveiro termina com balanço altamente positivo

Este artigo tem mais de 6 meses

O programa de empreendedorismo "YEP 5.0 - Young Entrepreneurship Program" chegou ao fim, tendo decorrido ontem (29 de junho) a sessão de encerramento nas instalações da AIDA CCI.

Este artigo é da responsabilidade da AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro

O evento assinalou o término do projeto desenvolvido pela AIDA CCI e que decorreu nos últimos dois anos. As muitas atividades desenvolvidas e os resultados obtidos foram apresentados por António Soares da Gestluz Consultores, que referenciou os cerca de 600 jovens envolvidos nas ações de sensibilização e as 29 ideias de negócios rececionadas, das quais 15 foram selecionadas e tiveram apoio de mentoria individualizada. Coube a Carlos Oliveira, da Leadership Business Consulting, dar conta dos aspetos essenciais e aprendizagens realizadas, durante a visita ao mais reconhecido ecossistema tecnológico e empreendedor do mundo – Silicon Valley (San Francisco – EUA), realizada no final do mês de maio, proporcionada ao grupo de participantes selecionados do projeto. A sessão contou ainda com presença de Daniel Graça, representante do IAPMEI, que abordou os apoios ao empreendedorismo existentes e as perspetivas e condições de acesso a financiamento que serão disponibilizadas no âmbito do Portugal 2030.

Uma ideia de negócio está longe de se constituir como uma empresa, havendo um caminho a percorrer que importa ponderar. Nesse sentido, a sessão contou com o testemunho de Ana Pais, fundadora da Beesweet, que tendo já trilhado todo esse processo, partilhou a sua experiência, da qual os jovens empreendedores puderam retirar importantes ensinamentos e fatores a ter em consideração. A Beesweet, que tem como missão assumir-se como a principal fornecedora de mel premium no mundo, foi já alvo de inúmeros reconhecimentos, do quais se destacam o CorporateLiveWire Prestige Award (Retalhista do Ano do Setor do Mel 2021/2020), assim como o Building European Network Exports – BEE NET.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Houve ainda oportunidade para assistir à apresentação dos projetos vencedores (Horizon47, Toymobi e Petshower) e à respetiva atribuição dos prémios monetários, num total de 5000 euros.

O projeto Yep 5.0 – Young Entrepreneurship Program, promovido pela AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, foi orientado para os mais jovens e assumiu-se como um projeto estruturante de promoção do espírito empresarial nas regiões Norte e Centro, e foi apoiado pelo COMPETE 2020/Fundo Social Europeu. Teve como objetivo estratégico o incentivar de uma cultura empreendedora e o fomento do surgimento de empresas que promovam respostas inovadoras aos desafios sociais e societais, através do apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, criando também condições para aumentar a taxa de sobrevivência das startups e a sua sustentabilidade. Refira-se que, o projeto privilegiou a incidência em 4 fileiras dos domínios de especialização inteligente regionais – Agroindústria, TICE, Materiais e Economia do Mar.

O projeto YEP 5.0 teve início com um Webinar sobre as “Oportunidades para o Empreendorismo Jovem” (24 novembro 2021), o qual contou, entre outras, com a presença do empresário António Neto (FERNETO), com o testemunho de um jovem empreendedor (Luís Pinto, fundador da PET Universal) e com as intervenções do Adjunto do Gabinete do Secretário de Estado para a Transição Digital – Arthur Jordão e do Diretor Executivo da STARTUP PORTUGAL – António Dias Martins.

Seguiram-se um conjunto de ações integradas na atividade YEP 5.0 New Generations, as quais se materializaram na realização de oito ações de sensibilização junto dos jovens estudantes (em 4 escolas do 3º ciclo e ensino secundário (“Young Industry”), onde participaram mais de 400 estudantes, e em 4 instituições do ensino superior (“YEP 5.0 Entrepreneurs Sessions”), que tiveram a adesão de 160 alunos. As sessões realizadas contaram com o testemunho de empreendedores e com a apresentação do projeto, procurando sensibilizar e motivar os jovens estudantes para a criação do próprio emprego ou criação de empresas, bem como para os conceitos da nova indústria e dos desafios sociais e societais.

O projeto incluiu ainda o concurso de ideias “Big Ideas Challenge”, atividades de Pitch e atribuição de prémios aos melhores projetos, nomeadamente monetários e a visita a Silicon Valley. Foram também realizados 6 workshops temáticos de capacitação (Scale Up Sessions), relacionados com os temas da propriedade intelectual, elaboração de plano de negócios, marketing digital, potenciar negócios com os clientes, preparação de pitch e design thinking.

Na atividade YEP 5.0 Ecosystem Promotion os participantes tiveram oportunidade der realizar visitas técnicas e várias empresas (“YEP 5.0 Demo”) designadamente a HFA, Grupo Simoldes, Wavecom, Rui Costa e Sousa (Sr. Bacalhau) e à Rialto. Também visitaram incubadoras e aceleradoras da região (YEP 5.0 HUB), designadamente o PCI – Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro e a SANJOTEC.

Os 15 projetos selecionados tiveram ainda apoio de mentoria individualizada, onde puderam contar com o apoio de empresários e especialistas, de forma a qualificarem as suas ideias de negócio. Esta ação foi complementada pela elaboração e disponibilização de 5 White papers., o que permite uma maior sistematização do conhecimento produzido e a sua ampla disseminação, com os seguintes temas: 1 – Abordagem à Inovação Estratégica para empreendedores; 2 – Áreas setoriais de especialização inteligente – oportunidades de negócio; 3 – Financiamento para Startups (instrumentos e contatos); 4 – MVP – Minimum Viable Product e 5 – Marketing e Vendas para empreendedores.

O YEP 5.0 insere-se nas atividades que a AIDA CCI privilegia e continuará a promover, procurando potecniar a geração de ideias inovadoras, consolidar noções empresariais e dinamizar a criação de novas empresas com incorporação de tecnologia e valor acrescentado para a nossa economia.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Sem interesses.
Muito interessante.
Torne-se assinante e apoie o jornalismo independente
Assinar agora