792kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pepê agiu para Zé Pedro deixar todos sem reação (a crónica do FC Porto-Portimonense)

Este artigo tem mais de 6 meses

Pepê recuperou a melhor versão em tudo menos na finalização e FC Porto trocou uma vitória folgada pela vantagem mínima com um jovem defesa a ser o mais regular entre todos os dilemas centrais (1-0).

Zé Pedro fez a estreia como titular na equipa principal no Dragão e terminou como único central de raiz após a expulsão de David Carmo
i

Zé Pedro fez a estreia como titular na equipa principal no Dragão e terminou como único central de raiz após a expulsão de David Carmo

Zé Pedro fez a estreia como titular na equipa principal no Dragão e terminou como único central de raiz após a expulsão de David Carmo

O clássico com o Benfica poderia ter uma história diferente num contexto de 11×11 sem a expulsão de Fábio Cardoso, o jogo da Liga dos Campeões frente ao Barcelona poderia ter uma história diferente num contexto sem o passe de Romário Baró em cima do intervalo que valeu o único golo de Ferran Torres. Numa fase mais complicada da temporada, o FC Porto teve duas derrotas marcadas por erros individuais que acabaram por deitar por terra um trabalho coletivo que merecia mais, com exibições até globalmente mais conseguidas do que aquelas que valeram os primeiros triunfos do Campeonato. Também por isso, e em vésperas de pausa para os compromissos das seleções (com toda a importância que os treinadores conferem a essas partidas), a receção ao Portimonense chegava como um desafio maior do que a mera luta pelos três pontos após um triunfo do Benfica na Amoreira com o Estoril nos descontos que mostrou as dificuldades na Liga.

FC Porto-Portimonense. Eustáquio lançado para a segunda parte (1-0, 46′)

“Não estamos habituados a perder, duas vezes seguidas só aconteceu uma ou duas vezes nestes anos. Fizemos coisas positivas nos jogos em que perdemos mas também coisas não tão boas. A equipa está sempre a evoluir, mas há algo que temos de perceber e houve quem já falasse nisso. Tivemos 24% do tempo em vantagem no Campeonato, o que não é normal. Mesmo com a derrota, parece-me que é obrigatória essa responsabilidade de perceber o que é o FC Porto. O empenho e dedicação na responsabilidade em que há 50% da possibilidade de ganhar, é diferente da responsabilidade de um jogo onde há 100% de obrigação de ganhar. Se derem o máximo contra o Vilar de Perdizes e contra o Barcelona, estarei aqui para defendê-los. Não sentindo isso, não posso fazê-lo”, comentara Sérgio Conceição numa espécie de “aviso à navegação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O que disse no fim do jogo da Luz é que vi uma equipa com caráter e personalidade, vi jogadores que nunca jogaram um clássico a mostrar personalidade, a não se esconderem no jogo. Achei muito inteligente. Houve coisas positivas, mas o resultado não foi. Houve muita coisa positiva, nomeadamente essa boa mentalidade no jogo e que esteve também contra o Barcelona. Mais importante do que tudo é o jogo de amanhã [com o Portimonense]. Falta, às vezes, essa mentalidade, essa responsabilidade: perceber que temos de agir e ir para cima, não reagir. É com isso que eu fico chateado, mais do que um erro técnico que possa haver”, prosseguira, quase passando ao lado do erro individual de Romário Baró para olhar para o jogo coletivo.

Era esta a ideia que o técnico do FC Porto mais colocava no centro da discussão e até dos problemas: o ADN dos azuis e brancos na era Sérgio Conceição, em que os dragões entravam para “resolver” o encontro e não andavam mais a reagir a tudo o que o jogo fosse oferecendo, numa fase em que a equipa estava privada de referências como Pepe ou Marcano (que agora não contam com outros bastiões como Otávio e Uribe). “Já na antevisão frente ao Barcelona se falou de experiência. Eles perceberam o que é perder um jogo, sair de um jogo em que fizemos muitas coisa bem e fugiu-nos a vitória. Há diferença na questão de espírito. Esta nova geração pensa que fizemos as coisas muito bem, os amigos dos amigos passam uma mensagem diferente da que eu passo… Estou extremamente aziado com tudo isto, não gosto de perder. O que quero é que sintam o clube, que percebam a região que representam também. Têm de evoluir, queimar etapas e por vezes falta-lhes essa responsabilidade. Têm de construir essa mentalidade”, apontou o treinador dos portistas.

Em termos de jogo, o FC Porto subiu alguns degraus. Não deu grandes espaços ao Portimonense para criar perigo, conseguiu criar inúmeras oportunidades de golo, pecou e muito na finalização. Com isso, apesar de pela primeira vez ter chegado ao intervalo em vantagem, acabou a sofrer sem necessidade até pela expulsão de David Carmo nos dez minutos finais. E se Pepê foi o MVP com um grande jogo “manchado” pelas várias situações de golo que foi falhando, Zé Pedro voltou a mostrar que crise também pode ser uma oportunidade, justificando a primeira titularidade na equipa principal com uma exibição segura e sem erros.

Ficha de jogo

Mostrar Esconder

FC Porto-Portimonense, 1-0

8.ª jornada da Primeira Liga

Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve)

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, David Carmo, Wendell; Nico González (Jorge Sánchez, 84′), Alan Varela (Eustáquio, 46′), Pepê, Romário Baró (Iván Jaime, 64′); Evanilson (Toni Martínez, 76′) e Taremi (Galeno, 64′)

Suplentes não utilizados: Cláudio Ramos, André Franco, Francisco Conceição e Danny Namaso

Treinador: Sérgio Conceição

Portimonense: Vinícius; Pedrão, Alemão, Filipe Relvas; Guga (Igor Formiga, 67′), Carlinhos, Dener, Seck (Paulinho, 76′); Jasper (Zinho, 67′), Ronie Carrillo (Lucas ventura, 67′) e Hélio Varela (Rildo, 81′)

Suplentes não utilizados: João Victor, Ricardo Sousa, Kim e Alcobia

Treinador: Paulo Sérgio

Golo: Evanilson (10′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a David Carmo (16′ e 83′), Alan Varela (32′), Alemão (60′), Guga (65′), Filipe Relvas (69′), Dener (77′), Nico González (80′), Rildo (86′), Carlinhos (90′) e Paulo Sérgio (90+7′); cartão vermelho por acumulação a David Carmo (83′)

Mesmo com alguns erros na zona de construção que por pouco não criaram situações de perigo na baliza de Diogo Costa, o FC Porto teve uma entrada como ainda não conseguira num jogo do Campeonato e chegou cedo à vantagem com Evanilson a corporizar aquele ditado de que à terceira é mesmo de vez: primeiro atirou forte mas muito por cima após uma grande jogada de João Mário pela direita (3′), depois tentou um remate em arco na sequência de um passe mal calculado de Carlinhos numa posição temerária mas a tentativa saiu ao lado da baliza do adiantado Vinícius (4′), a seguir fez mesmo o 1-0 recebendo uma assistência de Pepê, que entrou bem no espaço entre linhas para ganhar vantagem, e atirando com a bola a desviar ainda em Filipe Relvas antes de passar de forma caprichosa por cima do guarda-redes do Portimonense (10′). A tal entrada efetiva a agir em vez de reagir estava conseguida mas faltava ainda tudo o resto em 80 minutos.

[Clique nas imagens para ver os melhores momentos do FC Porto-Portimonense em vídeo]

Nem tudo continuava a ser perfeito, nomeadamente pelos passes errados na primeira fase de construção que apanhavam a equipa em movimento contrário e só não causavam mais mossa porque a equipa algarvia não ia conseguindo encontrar forma de aproveitar essas “borlas” (quando a história podia ser outra, David Carmo derrubou Carrillo para o primeiro amarelo do jogo). No entanto, e quando a bola passava essa barreira, o facto de haver um conjunto visitante demasiado baixo quase convidava os azuis a brancos a fazerem mossa na defesa contrária, com as oportunidades a sucederem-se: Taremi viu Alemão cortar a bola quando ia para a baliza após assistência de Evanilson (18′), Wendell ganhou uma segunda bola à entrada da área para o tiro de pé esquerdo defendido para canto (25′), de novo Taremi viu Vinícius a brilhar entre os postes com uma saída que voltou a manter a desvantagem mínima para o Portimonense (27′). O FC Porto continuava melhor.

Apesar dessa vantagem, que se manteve até ao intervalo naquele que foi o primeiro encontro realizado esta temporada no Dragão em que os azuis e brancos saíram na frente, os visitados enfrentavam dificuldades que muitas vezes eram criadas por culpa própria, fosse pelos passes mal medidos no corredor central, fosse pelas precipitações no último terço que inviabilizaram a equipa de criar mais oportunidades para aumentar a curta vantagem. Era nesses aspetos que Sérgio Conceição iria concentrar-se durante o descanso, sabendo também que Paulo Sérgio deveria mexer na estrutura da equipa depois de 45 minutos em que as principais unidades criativas estiveram desaparecidas e os algarvios não fizeram sequer um remate à baliza portista.

Com Eustáquio no lugar de Alan Varela após intervalo, não só pelo amarelo do argentino mas também pela falta de capacidade de arriscar os passes progressivos que queimassem linhas e colocassem a equipa numa igualdade ou superioridade numérica, o FC Porto entrou a todo o gás também no segundo tempo a testar o papel de herói de Vinícius, guarda-redes do Portimonense que travou logo a abrir o 2-0 a Pepê depois de uma assistência de Taremi (48′) e defendendo pouco depois mais uma tentativa de brasileiro sozinho na área em posição central (56′). Ainda assim, entre esse fluxo ofensivo maior dos azuis e brancos, foram os algarvios que deixaram o primeiro sinal de perigo na baliza contrária, numa transição em que Hélio Varela foi isolado na esquerda, entrou na área mas viu o remate que daria o empate travado por Diogo Costa (60′).

O segundo golo não aparecia e o Dragão fazia sentir a ansiedade com a possibilidade de empate da formação algarvia. Por isso, Sérgio Conceição lançou dois agitadores no ataque para fecharem as contas, sendo que o impacto das entradas de Iván Jaime e Galeno foi quase imediato a nível de situações criadas na área dos visitantes, com Pepê a falhar mais uma oportunidade flagrante isolado na área após cruzamento da esquerda (68′). Apesar de toda essa vertigem ofensiva, os minutos passavam e o 1-0 mantinha-se, o que fazia com que a procura pelo segundo golo tivesse também presente a defesa da vantagem mínima que assegurava o tão desejado regresso às vitórias, algo que se adensou com a expulsão por acumulação de David Carmo (83′). Contudo, a última ameaça do Portimonense acabou por ser um livre direto de Carlinhos que passou a rasar a trave, sendo que Toni Martínez ainda viu um golo invalidado por… dois centímetros (90+4′).

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos