A época de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf (WSL) arrancou segunda-feira e decorre até 31 de março de 2024, com as provas da Nazaré, em Portugal, e de Jaws, no Havai (Estados Unidos), confirmadas, anunciou segunda-feira a entidade.

A competição na Praia do Norte, no famoso “canhão” da Nazaré, vai decorrer por equipas de dois elementos, com recurso a jet-skis, como tem sido habitual, e vai contar os surfistas portugueses Nicolau von Rupp (em parceria com o brasileiro Pedro Scooby), bem como com a dupla 100% lusa João de Macedo e António Silva.

Já a equipa formada por António Laureano e Pierre Caley (França) está na lista de suplentes, e avança caso alguma das nove equipas do quadro oficial não consiga participar no evento.

Por seu turno, o formato do campeonato em Jaws, na ilha de Maui, é distinto, com os surfistas (24 homens e 12 mulheres) sem apoio de jet-skis e a competirem de forma individual.

“Nic” von Rupp é o único atleta português convocado para a prova havaiana, logo, é o único luso que vai marcar presença em ambos os eventos que compõem o circuito de ondas gigantes da WSL.

Em 2020, o alemão Sebastian Steudtner bateu na Nazaré o recorde mundial da maior onda surfada, com uma marca de 26,21 metros, enquanto, no lado feminino, é a brasileira Maya Gabeira a detentora do título do Guiness, com uma onda de 22,40 metros, igualmente apanhada na Praia do Norte e no mesmo ano.

Na última temporada (2022/2023) não se realizou o campeonato da Nazaré, e a dupla formada pelo brasileiro Lucas Chianca e pelo havaiano Kai Lenny – vencedores da última edição disputada (2021/2022) – estão confirmados no elenco desta nova época.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR