Este artigo foi originalmente publicado no 12.º número

da revista DDD – D de Delta.

Quem entra na loja Delta The Coffee House Experience da avenida da Liberdade, em Lisboa, rapidamente percebe que aquele não é apenas mais um café. Seja pela enorme máquina de torrefação de café, encarregada de torrar os grãos que abastecem a cafetaria, seja pelos objetos expostos – e se uns são só para contemplar, outros são de levar para casa. Misturam-se nas mesmas mesas as antigas latas de café, que marcaram a década de 1960 da Delta, com produtos de design contemporâneo: das cafeteiras às várias peças em cerâmica.

Pratos, pires, canecas, chávenas, pequenas tigelas e muito mais – as cerâmicas expostas dependem da altura em que se visita a loja, que regularmente recebe novas peças. Tudo o que se vê é produzido por artistas portugueses cuidadosamente selecionados por Maria Manuel Lacerda, curadora não apenas deste cantinho da loja Delta The Coffee House Experience Avenida da Liberdade, mas também da loja ICON, no Chiado. Algumas peças estão também na Loja Delta The Coffee House Experience, do Prata Riverside Village. “A parceria com a icon faz-nos todo o sentido”, explica Clara Melícias, diretora das Delta Coffee House Experience. “Queremos divulgar peças que retratem a tradição da cerâmica em Portugal. Fazemo-lo através da exposição de produtos de qualidade, com um traço moderno e singular. Os artistas que fazem parte deste projeto, escolhidos pela Maria Manuel Lacerda, garantem qualidade, originalidade e singularidade em cada peça, aspetos que são muito valorizados pelo nosso público.”

Na loja Delta The Coffee House Experience estão expostas aproximadamente 50 peças de edições limitadas e muitas vezes produzidas de propósito para este espaço. O que há num dia, pode já não haver no seguinte, e é essa dinâmica que torna interessante a exposição dos artigos para venda. As peças em si são diferentes umas das outras, não fossem elas produzidas por artistas – como Miguel Neto, Anabela Camelo, Bonnie & Clay ou Helena Brízido – escolhidos a dedo pela curadora. “Tento fugir ao óbvio e descobrir constantemente novos artistas.” O que não é difícil, garante Maria Manuel, já que uns artistas a conduzem a outros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com este novo foco na cerâmica, a propósito da curadoria do Delta The Coffee House Experience, a designer e curadora passou também a aprendiz de ceramista. “Sempre adorei cerâmica, mas sentia que me faltava perceber verdadeiramente do assunto, dominar a linguagem e as técnicas.” Por isso, durante o ano de 2022, decidiu fazer uma série de workshops com alguns dos artistas com que trabalha, para pôr as mãos na massa. O resultado foi além do esperado. “Descobri uma paixão.” Desde então, ganhou um novo gosto em selecionar cerâmicas para o Delta The Coffee House Experience. “Procuro ter sempre ali algo original e singular.”

Texto: Mariana Abreu Garcia

Fotografia: Mariana Alvarez Cortes