A ponte Edgar Cardoso na Figueira da Foz, que está a ser alvo de obras, vai encerrar ao trânsito automóvel durante o período noturno, a partir do dia 15 de janeiro.

De acordo com um comunicado da Infraestruturas de Portugal (IP), remetido à agência Lusa pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, os trabalhos a realizar na Ponte Edgar Cardoso, sobre o rio Mondego, vão obrigar “ao corte total de trânsito” em período noturno.

“Este corte total de trânsito terá o seu início na noite de 15 para 16 de janeiro, entre as 20h30 e as 06h30, e vigorará até 15 de março, ocorrendo três vezes por semana: nas noites de segunda para terça, de terça para quarta e de quarta para quinta-feira”, informa.

De acordo com a concessionária, a partir de 18 de março as interrupções totais do tráfego ocorrerão cinco noites por semana, com início nas noites de domingo para segunda-feira e fim nas noites de quinta para sexta-feira (inclusive).

“Como alternativa à circulação de trânsito na EN 109, está prevista a utilização da A14 e da A17, entre o Nó 7 (Marinha das Ondas) e o Nó 8 (A14), nos termos e condições de isenção de cobrança de portagem acordados, nas noites em que a ponte está encerrada”, indica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As obras na Ponte Edgar Cardoso, cujo investimento ascende a 16,8 milhões de euros, foram iniciadas no final de 2022 e têm um prazo de execução de 21 meses.

A Ponte da Figueira da Foz, como também é conhecida, projetada por Edgar Cardoso, foi a primeira ponte rodoviária com o tabuleiro ‘atirantado’ realizada em Portugal, tendo sido aberta ao tráfego em 1982.

A parte mais importante da obra será a substituição dos tirantes, mas a intervenção inclui também o reforço das vigas do tabuleiro e do sistema de fixação do tabuleiro, reabilitação dos aparelhos de apoio, decapagem e pintura geral do tabuleiro metálico e trabalhos complementares de pavimentação, iluminação, drenagem, juntas de dilatação, reparação e proteção de superfícies de betão.