Cem nomes. Cem figuras de relevo da sociedade portuguesa das últimas cinco décadas que se destacaram em áreas distintas como a política ou o futebol, a economia ou a literatura, a gestão de empresas ou a televisão, o atletismo ou a pintura. É isso que apresentamos no novo desafio do Observador: uma pré-seleção de cem individualidades, a partir da qual desafiamos os leitores a fazer a sua própria escolha dos dez portugueses que mais os influenciaram depois do 25 de Abril.

Em cada um dos cinco grandes grupos desta votação (política, economia, desporto, cultura e líderes e visionários) juntámos vinte nomes incontornáveis. O objetivo de cada participante é escolher dois desses, passando depois ao grupo seguinte do desafio, onde escolherá outros dois, e assim sucessivamente. No final ficará com uma seleção de dez nomes, dois de cada uma das cinco categorias: a sua escolha dos dez portugueses mais influentes dos últimos 50 anos.

Cada pessoa só pode votar uma vez e, no final, da sua seleção, pode partilhar de imediato nas redes sociais o resultado da escolha que fez. Mas cada um dos votos nessa seleção será também contabilizado pela plataforma, o que nos permitirá, a 29 de abril de 2024, divulgar a escolha final dos leitores do Observador. A votação está aberta até ao dia anterior, 28 de abril.

Não foi fácil chegar a esta pré-seleção de cem individualidades. Começámos a preparar esta iniciativa há cerca de quatro meses e, em poucos dias, chegámos rapidamente às três centenas de nomes. E se alguns poderão ter sido escolhas óbvias para figurar no leque de convocados, outros foram alvo de muito debate interno.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tivemos o cuidado, acima de tudo, de tentar avaliar o peso destes nomes na sociedade portuguesa depois do final do Estado Novo. Embora pudesse haver algumas individualidades cujo trabalho e reconhecimento se estendesse para depois de 1974, tentámos sempre ter em consideração se a carreira e reconhecimento tinham sido mais consolidados antes ou depois da revolução. Os casos em que o “antes” era mais relevante do que o “depois” ficaram excluídos.

Por outro lado, e porque tínhamos de chegar a uma lista final de cem, houve opções que tivemos de tomar, tendo em conta critérios como repetição de áreas, reconhecimento internacional ou distribuição de género.

O desafio está lançado. Esta é a nossa pré-seleção. Agora cabe aos leitores decidir.

[Artigo atualizado com a nova data de divulgação dos resultados e o prazo para a votação]