À pergunta mais repetida por estes dias, até quando é que vai chover?, não é muito fácil responder. Para já, a norte ainda pode contar com alguma chuva até quarta-feira, a sul já só haverá precipitação fraca esta terça. Depois, a partir de quinta, teremos mesmo um novo episódio de calor, que vai colocar praticamente todo o país acima dos 20ºC, com algumas cidades a chegarem mesmo aos 27º, como apontam as previsões para Santarém, e os 24º/25ºC a serem comuns do Minho (Braga) ao Alentejo (Évora e Beja), sem esquecer o centro (Lisboa, Leiria ou Coimbra). O problema é que esta massa de ar quente que vai chegar a Portugal deve também trazer novamente poeiras do deserto e será de pouca duração: no fim de semana, com uma nova frente Atlântica a atravessar a Península, volta a chuva e o tempo mais fresco. É um autêntico sobe e desce meteorológico.

O melhor é mesmo ir dia a dia. A tempestade Nelson já se dissipou e a chuva que ainda vai cair esta terça, em praticamente todo o país, e na quarta, já só a norte — ainda que de forma mais fraca do que a dos últimos dias —, deve-se apenas a uma nova frente que vai atravessar o nosso País. Curiosamente, depois, será uma outra tempestade, situada agora no meio do Atlântico — que passará por cima dos Açores, deixando algumas ilhas com alerta amarelo para vento e precipitação —, a arrastar a massa de ar quente que fará subir as temperaturas. Mas os seus ventos de sudoeste, primeiro, mas depois de sudeste, devem voltar a puxar uma nova nuvem de poeiras do Saara.

Esta subida dos termómetros começa a fazer-se sentir logo na quarta, ainda que de forma gradual, já será bastante acentuada na quinta, mas o dia mais quente será mesmo o de sexta-feira. É para sexta que as previsões apontam para máximas muito elevadas no interior centro e sul, com 25 a 26ºC, várias cidades do litoral a ficarem entre os 23 e os 24ºC, e mesmo Guarda, Vila Real ou Viseu, no interior, a atingirem os 20ºC. As mínimas rondarão os 6ºC no interior e os 12ºC no litoral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Passado este curto período em que quem manda é o anticiclone, uma nova frente traz mais chuva no fim de semana. E nenhum distrito do continente escapa. Há precipitação prevista para sábado, domingo, segunda e, provavelmente, ainda terça. As temperaturas já não baixarão muito, com as máximas a manterem-se entre os 16 a 17ºC. E devem voltar a subir a meio da próxima semana, ainda que estas previsões, com base nos modelos meteorológicos atuais, já sejam muito mais difíceis de dar como certas a esta distância.

No entanto, e segundo as principais indicações atuais, a segunda metade de abril será mais quente que o habitual para este época do ano e menos chuvosa (ao contrário do que aconteceu com a primeira). Mas nada que aponte para um fim do mês semelhante ao de 2023, em que foi verão em abril, com os termómetros nos 30ºC.

Entretanto, não só a África bate recordes de temperatura, como a Europa central e de leste está com tempo de verão: ontem Moscovo estava mais quente que Lisboa (24ºC de máxima).