Uma turista de 62 anos foi este sábado resgatada pelos bombeiros do Nordeste e transportada para um hospital da ilha de São Miguel, Açores, após ter caído numa ravina com cerca de 20 metros, segundo fonte da proteção civil.

O comandante dos Bombeiros Voluntários do Nordeste, Manuel Paiva, disse à agência Lusa que a mulher, de nacionalidade italiana, caiu para a ravina quando realizava um trilho na ribeira dos Caldeirões, que atualmente se encontra interdito ao público.

“O acesso [ao local onde a vítima se encontrava] era difícil. Ela não conseguia sair pelos seus próprios meios e tivemos que acionar uma equipa de salvamento e grande ângulo para a retirar do local”, contou.

A mulher “queixava-se [com dores] da omoplata no lado esquerdo e da lombar”, tendo sido posteriormente transportada para o hospital, disse Manuel Paiva.

O alerta para a queda chegou aos bombeiros do Nordeste pelas 12:40 locais (13:40 em Lisboa), “através do 112” e a operação de resgate foi concluída por volta das 15:00 locais (16:00 em Lisboa).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O comandante dos bombeiros apela aos turistas que visitam o concelho do Nordeste e também a ilha açoriana de São Miguel, para que não frequentem trilhos interditos ao público e tenham “mais cuidado” com a sua segurança.

“Quando virem as zonas interditas, não se desloquem para lá. Se estão interditas é porque alguma coisa se passa no local”, disse.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários do Nordeste com 13 elementos e três viaturas, elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) e a viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) da Ribeira Grande.

Na mesma zona do concelho do Nordeste ocorreu, no dia 7 de julho, outro acidente, que provocou a morte a uma turista de 62 anos, também na sequência de uma queda de cerca de 20 metros na ribeira dos Caldeirões.

Turista portuguesa morre nos Açores após queda de 20 metros na Ribeira dos Caldeirões em S. Miguel

Segundo fonte policial, o acidente aconteceu cerca das 13:30 locais (14:30 em Lisboa) enquanto a mulher, de nacionalidade portuguesa, tirava fotos na zona da ribeira dos Caldeirões, um ponto turístico daquele concelho da ilha de São Miguel, conhecido pelas suas cascatas.