907kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"A história de um caminho de esperança". Autobiografia de Francisco chega em janeiro de 2025 e é a primeira de um Papa em funções

Nas páginas que estão há 6 anos a ser escritas e que resultam na primeira autobiografia de um Papa em funções, Francisco "aborda alguns dos momentos cruciais do seu papado ", diz a editora Penguin.

"Life. A minha história na História" é editado pela Harper Collins e tem lançamento previsto para a primavera deste ano
i

Obra terá como título "Hope" ("Esperança", em português)

FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

Obra terá como título "Hope" ("Esperança", em português)

FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

Será a primeira vez que se publica um livro de memórias de um pontífice em funções. Originalmente, a ideia era ser divulgado apenas depois da morte do líder máximo da Igreja Católica, mas o Papa Francisco quis alterar os planos e aproveitar a celebração do Jubileu. A obra, “Hope”, está a ser escrita há seis anos e será publicada daqui a três meses, anunciou a editora Penguin Random House.

No livro “Hope”, que será publicado em 80 países no dia 14 de janeiro do próximo ano, será contada a história de vida do Papa Francisco, desde as suas raízes italianas e a emigração dos seus familiares para a América do Sul, passando pela sua infância e adolescência, escolha de vocação e vida adulta, havendo ainda espaço para abordar todo o seu tempo enquanto Papa até aos dias de hoje, escreve o The Guardian.

Capa do livro "Hope"

https://randomhouse.app.box.com

“O livro da minha vida é a história de um caminho de esperança, um caminho que não posso separar do caminho da minha família, do meu povo, de todo o povo de Deus. Em cada página, em cada passagem, é também o livro dos que viajaram comigo, dos que vieram antes, dos que virão depois”, explicou Papa Francisco. E acrescentou: “Uma autobiografia não é a nossa história privada, mas sim a bagagem que trazemos connosco. E a memória não é apenas o que recordamos, mas o que nos rodeia. Não fala apenas do que foi, mas do que será”.

[Já saiu o terceiro episódio de “A Grande Provocadora”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de Vera Lagoa, a mulher que afrontou Salazar, desafiou os militares de Abril e ridicularizou os que se achavam donos do país. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio e aqui o segundo.]

Escrever “Hope” — e selecionar o conjunto de fotos que irá preencher as páginas deste livro — tem sido uma “longa e intensa aventura”, diz o italiano Carlo Musso, escolhido pelo Papa Francisco para o acompanhar na elaboração da obra, que está há seis anos em construção. Mas o trabalho está quase a chegar ao fim, uma vez que o líder da Igreja Católica quis aproveitar a oportunidade de o divulgar no ano em que se realiza o Jubileu — celebração que acontece a cada quarto de século e se foca no perdão e renovação espiritual — argumentando ainda que o mundo, como hoje o conhecemos, “necessita” da sua palavra, de acordo com a Penguin.

A editora acrescenta ainda que “ao relatar as suas memórias com uma força narrativa íntima e ao refletir sobre as suas paixões, o Papa Francisco aborda, sem rodeios, alguns dos momentos cruciais do seu papado e escreve de forma franca, corajosa e profética sobre algumas das questões mais importantes e controversas dos nossos tempos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.