Ao todo são 19 documentos. Pedro Nuno Santos publicou na manhã desta quinta-feira no topo do site da campanha documentação relativa à compra de duas casas em Lisboa e uma em Montemor-o-Novo, assim como um contrato de doação das ações na Tecmacal. Foram igualmente divulgadas cópias das respostas dadas aos jornalistas desde 2023 sobre esses dois temas, assim como sobre as ajudas de custo recebidas e um direito de resposta.
Depois de esta quarta-feira, o Observador ter revelado que tinha sido aberta pelo Ministério Público uma averiguação preventiva, com origem em denúncias anónimas, relativa à compra dos imóveis, o secretário-geral do PS fez, por volta das 20h30, uma declaração ao país para anunciar que divulgaria toda a informação sobre os negócios, para que não restassem dúvidas: “Quem não deve não teme, quem não teme não foge”. O Observador juntou todos os documentos que foram entretanto publicados.
Os documentos das casas de Lisboa e de Montemor-o-Novo
Nos PDFs disponibilizados num primeiro bloco com o título “Aqui tem acesso a toda a documentação de Pedro Nuno Santos” encontram-se a escritura da casa de Montemor-o-Novo; as cadernetas prediais deste imóvel (urbana e rústica); o contrato de promessa compra e venda; e ainda uma notificação da Autoridade Tributária (AT) sobre o novo IMI da casa de Montemor-o-Novo
Já no que toca à casa da Praça das Flores, em Lisboa, — cujo valor da venda foi, segundo Pedro Nuno Santos, usado para pagar parte da casa do Lumiar, onde vive com a família — foi divulgado o contrato de promessa compra e venda; e a escritura da mesma casa;
Quanto à casa do Lumiar, também em Lisboa, foi publicada a escritura da compra;
Ainda nesta primeira parte da publicação consta o contrato de doação das ações da sociedade Tecmacal, equipamentos industriais; e a promoção do Ministério Público junto do Tribunal Constitucional em que se conclui não ter havido impedimentos legais — foi recuperada ainda uma notícia do jornal Público sobre o tema.
[Já saiu o quinto episódio de “O Misterioso Engenheiro Jardim”, o novo PodcastPlus do Observador que conta a história de Jorge Jardim, o empresário que, na verdade, era um agente secreto que liderou missões perigosas em todo o mundo, tentou criar um país e deu início a um clã de mulheres aventureiras. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YoutubeMusic. E pode ouvir aqui o primeiro episódio, aqui o segundo, aqui o terceiro e aqui o quarto episódio]
Notícias e respostas a jornalistas
No segundo bloco de PDFs com o título “Notícias e respostas à comunicação social”, onde está a notícia do Público, surge um texto exclusivo do Observador, de 15 de novembro de 2023: “Pedro Nuno Santos desfez-se de participação que tinha na empresa de calçado do pai” (Tecmacal); assim como as respostas enviadas a 20 de novembro do mesmo ano a perguntas do jornal sobre declarações de rendimentos.
Foram ainda publicadas respostas enviadas à revista Sábado, na sequência de questões sobre a compra das casas (aqui e aqui), assim como um esclarecimento prestado pela mulher de Pedro Nuno Santos àquele meio); assim como emails com respostas do líder do PS sobre as ajudas de custo recebidas da Assembleia da República.
Além dos emails enviados a um jornalista da Sábado, foram também publicadas respostas a perguntas feitas pelo Correio da Manhã sobre o negócio da compra das casas (incluindo um email com uma uma declaração de Catarina Gamboa)
Também é apresentado a digitalização do direito de resposta enviado à Sábado a 21 de novembro de 2023, relativo ao artigo com o título “O mistério da casa de Pedro Nuno”.