1244,8kWh poupados 1244,8 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Grécia protesta junto da UE e da Ucrânia por drone ucraniano descobertos nas águas territoriais gregas

Apesar da investigação em curso, admite-se que o drone possa ser ucraniano e que tinha como objetivo abater uma embarcação da "frota fantasma" russa que estivesse a passar pelo Mediterrâneo.

epa10101016 Greek Foreign Minister Nikos Dendias talks to his Vietnamese counterpart Bui Thanh Son (not pictured) at the Government Guest House in Hanoi, Vietnam, 01 August 2022. Dendias is on an official visit to Vietnam from 31 July to 01 August 2022.  EPA/LUONG THAI LINH
i

▲O ministro grego da Defesa considera a questão "extremamente séria".

LUONG THAI LINH/EPA

▲O ministro grego da Defesa considera a questão "extremamente séria".

LUONG THAI LINH/EPA

Acompanhe o nosso artigo em direto sobre as guerras e conflitos internacionais

A Grécia protestou esta terça-feira junto da União Europeia e da Ucrânia após ter sido encontrado, na semana passada, um drone naval ucraniano com explosivos, perto da ilha grega de Lefkada, avançou o Nikos Dendias, ministro grego da Defesa.

“Levantei a questão junto dos meus homólogos [no Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia], assim como com o ministro ucraniano da Defesa que participou via teleconferência [na reunião], a questão da recuperação de um drone marítimo na Grécia”, afirmou Dendias, na rede social X, que confirma que o material militar é “certamente ucraniano“.

Numa publicação anterior, também na rede social X, o ministro grego da Defesa apelidou a questão como sendo “extremamente séria” e alertou que a presença do drone “afeta a liberdade de navegação e também a segurança da navegação”. Já o ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Giorgos Gerapetritis, afirmou na terça-feira que o país “não permitirá o desenvolvimento de ações militares na região do Mediterrâneo em geral, e particularmente contra a Grécia”.

Na passada quinta-feira, um drone naval foi encontrado por um pescador, na ilha grega de Lefkada, contendo ainda explosivos por detonar, suspeitando-se ser ucraniano, com o objetivo de atacar uma embarcação da “frota fantasma” russa, segundo o jornal grego Kathimerini.

No entanto, a investigação das autoridades gregas ainda não apurou a origem do drone, mas admite que terá caído na ilha por “perda de comunicação ou algum tipo de falha no sistema de navegação por satélite”, de acordo com o Kathimerini.

[Renato Seabra matou Carlos Castro, isso ninguém contesta. A pergunta a que os jurados têm de responder é outra: o jovem modelo português pode ou não ser responsabilizado pelo crime? Sentiu raiva ou estava mentalmente perturbado? Ouça o sexto e último episódio de “Os ficheiros do caso Carlos Castro”, o Podcast Plus do Observador narrado pela atriz Joana Santos, com banda sonora original de Júlio Resende. Pode ouvir aqui, no site do Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E pode ouvir também aqui o primeiro episódio, aqui o segundo, aqui o terceiro episódio, aqui o quarto episódio e aqui o quinto episódio]

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.