O fotógrafo, realizador e ecologista francês Yann Arthus-Bertrand vai estar, esta segunda-feira, em Lisboa, para exibir o filme ‘Human’, com 2.000 relatos de pessoas de 60 países, sobre o amor, a morte e a felicidade.

Entre outros trabalhos, Yann Arthus-Bertrand ficou mundialmente conhecido por projetos como o livro de fotografia aérea ‘A Terra Vista do Céu’ e a exposição ‘7 mil milhões de Outros’, que esteve patente em Lisboa, em 2014 e 2015. O filme será exibido às 20h, no grande auditório do Centro Cultural de Belém, com a presença do realizador, sendo seguido de debate.

‘Human’ foi o primeiro filme a ter estreia mundial na Assembleia Geral das Nações Unidas, a propósito do 70.º aniversário da organização e, no ano passado, fez parte da seleção oficial da Bienal de Veneza, tendo desde então percorrido o mundo para, com o seu conteúdo, tentar responder à questão ‘O que nos torna humanos?’.

Mais de duas mil entrevistas de pessoas comuns estão reunidas neste documentário, que o realizador criou com o objetivo de tentar saber a essência e o que é comum ao ser humano, em muitas culturas do mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As pessoas entrevistadas dizem espontaneamente o que pensam sobre o amor, a morte, o ódio, a discriminação, a desigualdade, a fome, a esperança e o sexo, entre tantos outros assuntos.

Entre os entrevistados estão refugiados sírios, trabalhadores fabris, veteranos de guerra norte-americanos, presidiários, no corredor da morte, aborígenes, camponeses africanos e muitas outras pessoas das mais diferentes origens e culturas do planeta.

Disponível gratuitamente na plataforma Youtube, em três volumes de 90 minutos, ‘Human’ já ultrapassou três milhões de visualizações, mas em Lisboa será exibido em grande ecrã, na sua versão curta para cinema (143 minutos), sem intervalo, legendada em português do Brasil.